SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

LADRÕES TRANCAM REFÉNS EM CÂMARA FRIA

ZERO HORA 15 de janeiro de 2014 | N° 17674


ROUBO A RESTAURANTE


A Polícia Civil acredita que informações privilegiadas ajudaram dois homens a assaltar o restaurante Riversides Shikki, na Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre. O crime ocorreu na madrugada de ontem, quando apenas um segurança e o gerente, que fechava o caixa, estavam no estabelecimento. Para concretizar o assalto, os assaltantes chegaram a trancar as vítimas em uma câmara fria.

Segundo informações policiais, às 2h45min a dupla rendeu o vigia com uma arma e foi até o gerente. Antes de roubar dois malotes com cerca de R$ 8 mil e seis smartphones, segundo a polícia, os criminosos trancaram os reféns na câmara fria do restaurante. Os funcionários conseguiram escapar por meio de um botão pelo lado interno do depósito após a fuga dos bandidos. Não houve feridos.

Conforme o delegado Omar Abud, que responde pela 8ª Delegacia de Polícia (DP), a hipótese mais provável é de que os criminosos realizaram um levantamento prévio da movimentação e da rotina do local. Imagens gravadas no sistema de câmeras de segurança podem ajudar a identificar os suspeitos do crime.

– Estar de cara limpa facilita a investigação, se as imagens estiverem boas – diz o delegado.

Funcionários do restaurante foram intimados para depoimentos. Depois de ouvir as testemunhas, a polícia espera ter mais informações para encontrar a dupla. Até a tarde de ontem, ainda não havia suspeitos do crime.
Postar um comentário