SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PERFUMARIAS DA COPA

O SUL. Porto Alegre, Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014.


WANDERLEY SOARES


Em junho e julho, poderemos contar com brigadianos copeiros e não copeiros



Não obstante os sorrisos oficiais, inclusive com mergulhos no mar, não há mais tempo para o governo integralizar os efetivos das organizações policiais para atuarem na Copa, no caso do RS a Brigada Militar e a Polícia Civil, além dos demais órgãos não policiais integrantes do complexo da segurança que são o IGP (Instituto-Geral de Perícias) e a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários). Como já aconteceu em outros eventos considerados de exceção, Porto Alegre e a Região Metropolitana, inevitavelmente, deverão receber reforço de policiais que serão deslocados do interior. É o velho truque do cobertor curto que, fatalmente, será um tipo de punição para comunidades que estarão fora da festa. Após a Copa, tal punição se estenderá para as áreas privilegiadas durante o evento maior da bola. Sigam-me


Perfumarias


A sociedade clama por segurança para ontem, mas ela terá tal cinturão somente em junho e julho, e apenas em áreas privilegiadas, nas quais estarão circulando as delegações de nações estrangeiras e a massa de turistas, torcedores ou não. Assim, a "noblesse oblige" e os PMs que manterão contatos com os visitantes até farda especial vestirão. Como tal farda não será para todos, estou, aqui da minha torre, como um humilde marquês, antevendo que em junho e julho haverá pelas nossas ruas brigadianos copeiros e não copeiros, os que zelam pelos gringos e os que vigiam os aldeões, assim como existem brigadianos vileiros e cortesões, os que guardam a periferia e os que lustram os poderosos. Mas a sociedade é uma só e ela voltará a pagar caro por essas perfumarias.


Soldo


Informes de que oficiais afastados da Casa Militar do Piratini para frequentarem o curso para coronel permanecem recebendo o soldo como se tivessem exercendo CCs indicam que tal situação, se de fato ocorre, não foi analisada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado)

\
Postar um comentário