SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 19 de janeiro de 2014

QUADRILHA DE ASSALTANTES ATACA DO FLAMENGO À LAPA NO RJ

O DIA 18/01/2014 23:56:41

Quadrilha de assaltantes ataca do Flamengo à Lapa. Polícia investiga ações de grupo que teria matado comerciante



Rio - A Polícia Civil tenta encontrar um grupo de criminosos que, desde o fim do ano passado, vem aterrorizando os bairros da Lapa, Glória, Flamengo e Catete. A última ação do grupo foi uma tentativa de assalto, na tarde de sexta-feira, no Catete. Segundo a polícia, os bandidos foram os mesmos que mataram o empresário Gerson Vaz, na Lapa, em dezembro.

Um importante passo para chegar até os criminosos foi dado na noite de sexta. De acordo com a titular da 9ª DP (Catete), Monique Vidal, policiais encontraram a Tucson preta que os bandidos usavam para cometer os crimes. O veículo, roubado na região da 9ªDP, foi encontrado em Santa Teresa. Ele passará por perícia para identificação das impressões digitais do bando.

Segundo Monique, na lista de crimes praticados pelo grupo estão a morte do empresário Gerson Vaz, na Lapa, em dezembro, o assalto ao restaurante Belmonte e a um posto de gasolina, ambos no Flamengo, e o roubo a um casal de chineses, no mesmo bairro.

Sexta-feira, o grupo fez mais uma vítima. André Dias Lavatori, 35 anos, foi baleado entre as ruas Pedro Américo e Bento Lisboa, no Catete. Ele foi atingido por seis disparos, passou por cirurgia no Hospital Municipal Miguel Couto (Gávea) e não corre risco de morrer.

Imagens do assalto ao restaurante Belmonte foram mostradas a parentes de Gerson e a um amigo de André. Ambos reconheceram os bandidos, o que comprova que o grupo é o mesmo. Monique acredita que pelo menos cinco bandidos estão envolvidos.

“Na Tucson que eles usavam para praticar os crimes, havia papéis e cartuchos de munição. Isso vai ajudar os policiais a encontrarem os bandidos", disse a delegada.
Postar um comentário