SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SEGURANÇA TEM GESTÃO INTEGRADA EM LAGOA VERMELHA


por Rudimar Galvan - Cacique , dia 21/01/2014 às 11:48

Gabinete de Gestão Integrada de Segurança realiza reunião. Todos trabalhando juntos pela segurança


Administração municipal empenhada nas ações de segurança da sociedade. (Foto: Nathalia Zambotto)


O prefeito Getulio Cerioli se reuniu com representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Susepe, Consepro e Procuradoria Geral do Município, a fim de discutir ações do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança - GGIS.

Na oportunidade foi tratado acerca da campanha de conscientização da população e apresentado folder sobre a mesma, que visa ajudar a aumentar a segurança no nosso município. Dentre os assuntos em pauta também, salienta-se a reativação do programa de trabalho e reinserção dos detentos do presídio local e o estudo da viabilidade de instalação de câmeras de videomonitoramento nas principais ruas do município.

O Gabinete foi criado com o intuito de proporcionar a discussão e deliberação para a busca da solução dos problemas na área da segurança pública do Município, propor ações integradas a nível preventivo na área da educação e fiscalização, realizar ações que visem gerar maior segurança para a sociedade como um todo, conscientizando o cidadão das ações que cada um pode fazer para aumentar a segurança no município.

Salienta-se que nos próximos dias mais encontros serão realizados para viabilizar a campanha com o intuito de colocar em prática as ações propostas pelo Gabinete.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - O DEBATE DAS QUESTÕES DE SEGURANÇA ENTRE OS ATORES É SEMPRE A MELHOR MANEIRA DE ENCONTRAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES. Pena que o Judiciário e a Defensoria não participam destas reuniões, ao contrário do MP que, no meu tempo da ativa, nas nossas reuniões sobre esta questão, sempre levava contribuições muito relevantes para a finalidade segurança pública.  Parabéns Lagoa Vermelha. Vale para todos os municípios que estão trabalhando as questões de segurança pública com reuniões entre os atores que atuam nesta complicada área da justiça criminal.
Postar um comentário