SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

VITIMA DE SEQUESTRO MORRE EM ACIDENTE DE CARRO

ZERO HORA 21 de janeiro de 2014 | N° 17680

CAROLINA ROCHA


SEQUESTRO RELÂMPAGO. Vítima de assalto morre em acidente. Mário Raimundo da Silva Leyser, 52 anos, era refém de criminoso quando ocorreu a colisão


Após sofrer um sequestro relâmpago, na madrugada de ontem, Mário Raimundo da Silva Leyser, 53 anos, morreu quando o ladrão que conduzia o seu veículo se envolveu em um acidente na freeway (sentido Capital-Litoral), em Glorinha. Às 6h, Herito da Costa Lima, 37 anos, foragido da Justiça, perdeu o controle do Xsara Picasso de Leyser, roubado em Gravataí, cruzou o canteiro, invadiu a pista contrária e colidiu em um Corsa.

Sempre pontual, examinador de pneus Leyser se atrasou para o trabalho na FM Pneus ontem, em Gravataí. Surpreso com a demora, colegas decidiram verificar as câmeras de segurança do pátio da empresa. As imagens mostraram Leyser chegando para trabalhar e sendo rendido por um homem de camiseta clara. A vítima foi colocada no banco de trás do veículo. Ao ver as cenas do roubo, os colegas procuraram a Polícia Civil.

Instantes depois, a Polícia Rodoviária Federal era mobilizada para uma ocorrência no no km 51 da freeway. Um Xsara Picasso, com placas de Caxias e que seguia em alta velocidade no sentido Capital-Litoral, havia cruzado o canteiro e capotado. O Picasso colidiu com um Corsa no qual estavam a assessora de imprensa da Secretaria Municipal da Juventude de Porto Alegre, Fernanda Hespanhol, 32 anos, e o marido, o radialista e locutor da rádio 88.7 FM de Novo Hamburgo, José Daniel Borges da Silveira, 35 anos. Com o acidente, Leyser foi jogado para fora do carro e não resistiu aos ferimentos. A polícia tenta identificar se algum comparsa participou do roubo.

Natural de Passo Fundo, Leyser morava em Gravataí com a esposa havia cerca de dois anos, vindo de Caxias do Sul, onde viveu por 20 anos. Ele deixou a mulher, o filho, nora e uma neta.




Postar um comentário