SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

EXECUÇÃO EM PORTO ALEGRE. FALSOS POLICIAIS SEQUESTRAM NO INTERIOR

ZERO HORA, DIÁRIO GAÚCHO 26/02/2014 | 14h28

EXECUÇÃO 

Homem é morto a tiros no Bairro Navegantes, em Porto Alegre. Vítima dirigia um Gol quando foi baleado por ocupantes de uma Hilux



Motorista chegou a ser socorrido, mas faleceu durante o atendimento médicoFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


Carolina Rocha



Morreu durante o socorro médico o homem que foi baleado na manhã desta quarta-feira no Bairro Navegantes, em Porto Alegre.

Identificado Marco Antônio Peres, o Alemão, 22 anos, o motorista foi baleado enquanto dirigia um Gol, na Rua Frederico Mentz, por volta das 11h. Segundo testemunhas contaram aos PMs do 11º BPM, uma Hilux teria passado e, de dentro do veículo, um dos ocupantes atirou em direção ao gol.

O vidro do motorista foi estilhaçado pelos disparos. Alemão foi atingido por cinco disparos, todos do lado esquerdo da face e pescoço.

Marco Antônio foi socorrido ainda com vida pelo Samu, mas faleceu durante o atendimento, antes de chegar no HPS.

As equipes da 2ª DHPP estão no local para investigar o crime. Segundo o delegado João Paulo de Abreu, que responde interinamente pela especializada, Alemão era investigado pelos agentes da delegacia por envolvimentos em um assassinato ocorrido no bairro recentemente.

ZERO HORA 26/02/2014 | 11h24

Homem é sequestrado por falsos policiais e pula de carro em movimento em Marau. Sequestradores alegaram que vítima deveria prestar depoimento sobre um furto de carro que presenciou




Na tarde desta terça-feira um morador de Marau, no norte do Estado, foi sequestrado por dois falsos policiais. De acordo com o relato de Antônio Cesar Queiroz, 34 anos, à Polícia Civil de Passo Fundo, a dupla estava armada quando chegou em sua casa, no Centro. Os sequestradores disseram que a vítima deveria prestar depoimento a um delegado de Passo Fundo, por um furto de carro que havia presenciado. Queiroz resolveu acatar a ordem dos policiais.

Os sequestradores, que estavam em um Vectra da cor verde com placas de Sertão, seguiram em direção à Passo Fundo quando algemaram a vítima, alegando que só assim seria ouvida pelo delegado - o que fez com que ele desconfiasse.

A cerca de dois quilômetros do destino, o veículo mudou de rota, indo em direção à Mato Castelhano pela BR-285. Ao perceber a mudança no trajeto, a vítima desconfiou e pulou do carro em movimento.

Queiroz se escondeu em um matagal à beira da rodovia, onde conseguiu acionar a Brigada Militar. O homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Passo Fundo com ferimentos leves.

O caso foi registrado na Polícia Civil e Passo Fundo e encaminhado à delegacia de Marau, que está investigando o caso. Até o momento ninguém foi preso.

Postar um comentário