SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

EXECUÇÕES EM PORTO ALEGRE

ZERO HORA 03 de fevereiro de 2014 | N° 17693


PORTO ALEGRE - Jovem é executado na Capital



Foi atrás de um armário de compensado que um adolescente de 17 anos tentou se esconder do homem que tentava matá-lo, na madrugada de ontem, na zona sul de Porto Alegre. Dos cinco disparos feitos pelo executor e que atingiram o móvel, apenas um o atravessou. Mas foi o suficiente. O tiro atingiu o peito de Leonardo Senna Bilhalva.

– Segundo os vizinhos, ele acordava cedo de manhã para trabalhar como colocador de asfalto, para pagar o aluguel. Dizia que preferia trabalhar do que se envolver com a criminalidade – contou o delegado Gabriel Bicca, da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A principal suspeita dos policiais é de que o crime seria passional.

– Ele (Leonardo) teria ficado com uma garota, ex-namorada de um detento, que, por ciúme, teria ordenado a execução do rapaz – contou o delegado.

Durante a semana passada, os executores teriam ido até a vila onde Leonardo vivia, na Avenida Juca Batista, no bairro Hípica, mas não conseguiram encontrá-lo. Ontem, por volta da 1h, bandidos arrombaram a porta da casa do rapaz. Leonardo tentou se proteger atrás do armário, mas foi baleado por um dos criminosos. Os bandidos fugiram do local em um carro que, segundo policiais, teria sido visto por moradores, circulando na Cohab Cavalhada.

Até a noite de ontem, o autor dos disparos ainda não havia sido identificado pela polícia.

CAROLINA ROCHA


PORTO ALEGRE - Corpo queimado na Zona Norte

O corpo de um homem foi encontrado carbonizado, dentro de um Uno, na tarde de sábado, no bairro Jardim Itu Sabará, em Porto Alegre.

A Polícia Civil acredita que a vítima era a proprietária do veículo. O crime aconteceu por volta das 18h, na Rua Lindomar dos Reis. Primeiro, os criminosos atiraram na direção do carro. Depois, o veículo pegou fogo.

– Ainda não sabemos se o fogo aconteceu em decorrência dos disparos ou se foi ateado pelos bandidos – explicou o delegado João Paulo de Abreu, da 3ª DHPP.

O veículo, provavelmente sem freios, ainda rodou por cerca de 10 metros. Os bombeiros, chamados para conter as chamas, localizaram o cadáver, no banco do motorista.
Postar um comentário