SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

HOMEM É EXECUTADO EM TIROTEIO NA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE

ZERO HORA, DIÁRIO GAÚCHO, 09/02/2014 | 13h24
Homem executado em tiroteio na Zona Sul da Capital. Daniel Farias teria reclamado do tiroteio entre duas gangues na Vila Resvalo, Bairro Cristal, e acabou executado com mais de 20 tiros


Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS


Eduardo Torres


Uma madrugada em clima de guerra vivida pelos moradores da Vila Resvalo, no Bairro Cristal, Zona Sul de Porto Alegre, terminou de forma trágica, por volta das 7h deste domingo. Daniel Lima Farias, 44 anos, foi executado com mais de 20 tiros de pistola 9mm e revólver calibre 38 dentro de casa.

De acordo com os investigadores da 4ª DHPP, Daniel não tinha envolvimento com o confronto entre duas gangues que disputam o tráfico na região. Eles estariam trocando tiros na região pelo menos desde às 3h. Quando amanheceu, cansado da violência, Daniel teria xingado os traficantes.

A reação foi imediata. Pelo menos seis criminosos armados invadiram a casa onde ele vivia com a mãe, cega, e o executaram. Mais de 30 cápsulas de pistolas foram apreendidas no local.

Com a saída dos policiais da vila, o clima seguiu tenso, com promessas de vingança. A polícia já trabalha com alguns nomes de suspeitos.

Postar um comentário