SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MAIS DOIS LATROCÍNIO NO INTERIOR

ZERO HORA 07 de fevereiro de 2014 | N° 17697


FERNANDA DA COSTA


VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA



Outras duas famílias gaúchas choraram a morte de familiares devido à violência no Estado. Dois moradores do Interior foram vítimas de latrocínio, crime que nos últimos quatro dias deixou sete mortos no Rio Grande do Sul. Na madrugada de ontem, uma mulher foi morta em um roubo em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Na quarta-feira, uma tentativa de assalto resultou na morte de um agricultor, em Mato Castelhano, no Norte.

Fátima Rejane Moreira, 43 anos, estava em casa com o marido e um tio quando dois assaltantes invadiram o local. Conforme a Polícia Civil, eles chegaram à residência caminhando, por volta da meia-noite. A casa fica localizada na Linha Hansel, no interior do município. O delegado Paulo Schirrmann relata que os bandidos trancaram os dois homens no banheiro e levaram Fátima para fora da casa:

– Uma hipótese é de que eles tinham a intenção de levar a vítima como refém, mas algo deu errado.

Na rua, Fátima foi atingida por um tiro na perna. Ela não resistiu ao ferimento e morreu no local, depois de ter perdido muito sangue. Os assaltantes fugiram levando a moto da família. Um facão, que teria sido usado pelos criminosos, foi apreendido no local.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, Venâncio Aires registrou três latrocínios em 2013.

Em casa, agricultor não teria reagido à tentativa de assalto

Por volta das 22h de quarta-feira, uma tentativa de assalto tirou a vida de um morador de Mato Castelhano, no norte do Estado. O agricultor Edu Inácio Fraga Maier, 67 anos, jantava com a mulher e o neto de seis anos quando o crime aconteceu. Eles estavam em casa, na localidade Campina dos Novelos, no interior do município de 2,4 mil habitantes.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher da vítima teria levantado da mesa para ir ao banheiro quando avistou um homem através da porta de vidro. Surpreendido, o criminoso efetuou pelo menos dois disparos na porta e fugiu sem levar nada. Um dos tiros atingiu a cabeça de Maier.

Postar um comentário