SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MAIS HOMICÍDIOS PELO RS

ZERO HORA 05/02/2014 | 06h16

PORTO ALEGRE - Homem é morto a tiros na Avenida Salgado Filho, em Porto Alegre. Testemunhas afirmam que passageiros de um táxi teriam disparado contra a vítima


O local, que fica na altura do número 360, está isolado para períciaFoto: Diogo Zanatta / Especial


Um homem morreu baleado na Avenida Salgado Filho, centro de Porto Alegre, por volta das 5h10min desta quarta-feira. Testemunhas afirmam que passageiros de um táxi teriam efetuado os disparos contra a vítima, que ainda não foi identificada. Conforme a polícia, foram pelo menos cinco tiros. O local, que fica na altura do número 360, está isolado para perícia.


ZERO HORA, DIÁRIO DE SANTA MARIA, 05/02/2014 | 07h37

SÃO GABRIEL - Jovem é esfaqueado e morre dentro de ônibus em São Gabriel. Felipe Souza de Almeida, 23 anos, foi atingido quatro vezes no tórax e acabou morrendo antes do Samu chegar


Um jovem morreu após ser esfaqueado dentro de um ônibus que fazia a linha São Gabriel-Pavão, no interior do município, na noite desta terça-feira. Conforme a Brigada Militar (BM), o crime ocorreu dentro do veículo às 19h45min. De acordo com testemunhas, o susposto autor teria agredido a vítima com pelo menos quatro facadas no tórax. Logo em seguida, o suspeito teria limpado a faca e deixado o ônibus a pé.Quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou até o local, Almeida já estava morto. A BM fez buscas pelo entorno e na residência do susposto autor, no assentamento Madre Terra, onde também morava a vítima, mas não localizou o suspeito.Ainda, conforme populares, os dois teriam uma desavença antiga.


05/02/2014 | 01h50

TERRA DE AREIA - Casal é morto durante assalto a residência em Terra de Areia. Suspeito foi preso no centro do município com o carro das vítimas


O criminoso teria invadido o sítio do casal, que fica na área rural do município, por volta das 23hFoto: Serviço de Inteligência de Capão da Canoa / BM / / Divulgação


Um idoso e sua companheira foram mortos a facadas no final da noite de terça-feira no interior de Terra de Areia, no Litoral Norte. O crime ocorreu durante um assalto ao sítio do casal em uma área rural do município.

Informações preliminares da Polícia Civil apontam que um homem de aproximadamente 30 anos invadiu a casa por volta das 23h para efetuar um roubo. O dono da residência, de 73 anos, teria reagido e os dois teriam entrado em luta corporal. Em seguida, o suspeito esfaqueou o idoso e sua mulher. Os dois morreram no local.

O suspeito fugiu levando o carro das vítimas e pertences. Vizinhos ouviram os gritos e acionaram a polícia, que encontrou o homem próximo ao centro da cidade. Ele será encaminhado para delegacia de Capão da Canoa.

No último dia 31, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou dados sobre a violência no Estado entre 2012 e 2013. O levantamento mostrou que, no ano passado, os latrocínios aumentaram 21,98% em relação ao ano anterior.



Postar um comentário