SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MANOBRISTA É MORTO EM ASSALTO

ZERO HORA 05 de fevereiro de 2014 | N° 17695


CARLOS WAGNER


VIOLÊNCIA NA CAPITAL. Funcionário de um estacionamento no Centro Histórico, Antônio Maria Marques Prates, 41 anos, foi baleado ao reagir a ataque


Depois de reagir a assalto e esfaquear um dos bandidos, o manobrista Antônio Maria Marques Prates, 41 anos, foi morto com quatro tiros de pistola disparados por uma dupla de criminosos, com armas de calibres .380 e 9 milímetros. Na segunda-feira à noite, os bandidos tentaram roubar um dos carros do estacionamento, que era cuidado pela vítima e fica nas proximidades da esquina da Rua Lima e Silva com a Avenida Desembargador André na Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Um dos criminosos, internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS), foi preso ontem à tarde. O outro, ainda não identificado, segue foragido.

Antônio Maria, como a vítima era conhecida pelos amigos, e os irmãos migraram da Bahia para o Rio Grande do Sul há uma década. Solteiro, ele estava preparando o jantar na hora em que foi surpreendido pela dupla – dois jovens de bermudas e boné. Um deles entrou no estacionamento puxando uma arma da cintura e o outro veio logo atrás, carregando uma caixa de papelão, como mostram as imagens de uma câmera de segurança.

Minutos depois, os assaltantes saem correndo do estacionamento seguidos de perto pela vítima, que trazia na mão uma faca de açougueiro, com lâmina de 15 centímetros. Durante a briga, Maria foi atingido por quatro disparos: no pescoço, no abdômen e em uma perna. O som dos tiros atraiu a atenção de um colega, que estava no anexo do estacionamento localizado no outro lado da rua. Ele disse que, quando chegou, Maria agonizava no chão.

CURTÍSSIMA
ESTEIO - O assalto a uma casa no bairro Primavera, em Esteio, terminou com a morte do pedreiro Valternei Teixeira Vieira, 50 anos, com um tiro no peito por volta das 18h de ontem. A polícia investiga o caso.
Postar um comentário