SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

TIROTEIO E PERSEGUIÇÃO E PRISÃO DE LADRÕES DE CARRO


ZERO HORA 14 de fevereiro de 2014 | N° 17704


TIROTEIO E PERSEGUIÇÃO. 
Ladrões de carro da Zona Sul são presos



Um trabalho conjunto da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) com o 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deu um golpe nos ladrões de carro na Capital.

Após perseguição e troca de tiros, três integrantes de uma quadrilha, que são apontados por roubar três veículos em sequência na madrugada de ontem, foram presos.

Dois dos criminosos foram presos pela BM por volta das 8h de ontem na Estrada do Espigão, em Viamão. Na sequência, em ação conjunta entre as polícias Militar e Civil, um terceiro suspeito acabou detido. Com ele, foi apreendido um Astra que teria sido usado nos dois roubos na Capital. Segundo o titular da Delegacia de Roubos, Juliano Ferreira, a quadrilha é responsável pela maioria dos assaltos a carros nas zonas sul e leste de Porto Alegre.

– Acreditamos que de 30% a 40% dos carros roubados na Zona Sul eram desta quadrilha, que é muito organizada. As investigações seguem em conjunto com o 21º BPM – afirma o delegado. Juliano Ferreira.

O primeiro carro, um Meriva, foi roubado pelos criminosos por volta de 1h em Gravataí. Às 3h, o mesmo grupo teria levado um Gol no bairro Belém Novo, em Porto Alegre. Uma hora depois, na Avenida Edgar Pires de Castro, um veículo da marca Renault também foi alvo dos ladrões.

Minutos depois, uma viatura do 21º BPM encontrou uma parte da quadrilha no Meriva roubado e trocou tiros com os criminosos. Ninguém se feriu e o grupo abandonou o carro na Zona Sul e fugiu para um matagal. Já o Gol foi recuperado na Avenida Edgar Pires de Castro.
Postar um comentário