SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 15 de março de 2014

ASSALTO - UM MORRE E OUTRO É PRESO EM PERSEGUIÇÃO E TIROTEIO

ZERO HORA ONLINE 15/03/2014 | 16h51

Homem morre e outro é preso após tiroteio em Porto Alegre. A perseguição começou após o roubo de um Jeep na Rua Portugal



Foto: Mariana Kalil / Agencia RBS


Um criminoso foi detido e um segundo morreu após um tiroteio no entorno dos bairros Auxiliadora e Moinhos de Vento, na região central de Porto Alegre. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a movimentação começou após o roubo de um Jeep na Rua Portugal, 368, perto da Assis Brasil.

A vítima, moradora da Rua Portugal e representante comercial, estava no Jeep com o esposo, a filha e o sobrinho quando foi abordada por dois homens armados.

– A sorte é que saímos correndo e havia um carro da polícia na esquina – contou a representante comercial. A viatura começou a perseguição e acionou os helicópteros que auxiliaram na busca.

Na fuga, os bandidos depararam com guarnições da Brigada Militar e houve troca de tiros. Os assaltantes colidiram em um carro modelo i30 ao entrar na Rua Silva Jardim, a motorista ficou ferida. Os assaltantes roubaram um segundo veículo, um HB20 vermelho, e continuaram a fuga. Após troca de tiros, um dos criminosos morreu e o segundo foi preso.

Georgia Schmaedecke, estudante e moradora Rua Quintino Bocaiuva, conta que ouviu o tiroteio de casa:

– Começamos a ouvir muitos tiros, mais de 10, fomos pra janela e vimos um carro descendo na contra mão na Quintino, logo veio a polícia e continuou o tiroteio.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), há um bloqueio na Quintino Bocaiúva entre as ruas Dona Laura e Casemiro de Abreu.

Confira imagens do ocorrido:

Postar um comentário