SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 13 de março de 2014

ONG CONTRA A VIOLÊNCIA LEVA PRÊMIO DO GOOGLE



ONG do Rio que atua contra a violência leva prêmio do Google. Instituto Igarapé foi a única instituição da América do Sul entre as dez vencedoras da premiação

O GLOBO
Publicado:12/03/14 - 5h00


RIO — Uma organização não governamental do Rio recebeu, na segunda-feira, o prêmio Nova Era Digital do presidente-executivo do Google, Eric Schmidt. O Instituto Igarapé foi a única instituição da América do Sul entre as dez vencedoras da premiação. A ONG promove a prevenção da violência e a segurança pública utilizando novas tecnologias.

O prêmio, de cerca de US$ 100 mil, será usado para expandir os projetos Smart Policing e Child Security Index, de prevenção da violência na América Latina e na África. O Smart Policing — uma parceria entre o Instituto Igarapé, o Google Ideas, a PM do Rio, além de instituições na Cidade do Cabo e em Nairóbi — envolve um aplicativo que auxilia o comando das UPPs, fornecendo mais controle e transparência em suas ações. A tecnologia também será testada, adaptada e implementada no continente africano, especificamente na Cidade do Cabo e em Nairóbi.

Já o Child Security Index é uma ferramenta de diagnóstico simples, que mapeia espacialmente e graficamente a forma como as crianças vivenciam a violência em bairros pobres. O aplicativo está sendo desenvolvido e começará a ser testado no Rio de Janeiro no segundo semestre.

O Nova Era Digital é concedido a organizações que se destaquem por usar tecnologia para combater desafios globais. O Instituto Igarapé atualmente trabalha com três grandes temas: política sobre drogas nacional e global, prevenção e redução da violência e cooperação internacional. Com sede no Rio e representação em Brasília e São Paulo, a instituição tem parcerias e projetos no Brasil, na Colômbia, no Haiti, no México, na Guatemala, nos Estados Unidos, na África e Europa.



A ONG foi fundada em 2008 e, em 2011, converteu-se numa organização autônoma, sem fins lucrativos.




O Instituto Igarapé é um think-tank dedicado à integração das agendas da segurança e do desenvolvimento. Seu objetivo é propor soluções alternativas a desafios sociais complexos, através de pesquisas, formação de políticas públicas e articulação.

Nossa abordagem:
Diagnosticar desafios através de pesquisa de ponta
Incentivar o debate a formulação de políticas públicas e articulação nas esferas pública e privada
Desenhar soluções individualizadas e com enfoque humano

O Instituto Igarapé atualmente trabalha com três macro-temas: política sobre drogas nacional e global; prevenção e redução da violência; e cooperação internacional.

O Instituto Igarapé serve de referência para governos, setor privado, agências internacionais e não-governamentais, e para a mídia. As vantagens comparativas que nos permitem atingir nossos objetivos são:

- Propor respostas alternativas, elaboradas em parceria com as redes das quais participamos na América Latina e Caribe, Europa Ocidental, África Subsaariana e Sul da Ásia.

- Promover tecnologias sociais sobre segurança e desenvolvimento.

- Trabalhar nos níveis local e global, conectando formadores de opinião, tomadores de decisões e outros grupos a fim de identificar “alternativas sob medida”.

- Formar uma nova geração de liderança – nosso brain trust – para a solução dos problemas futuros.

O Instituto Igarapé tem sede no Rio de Janeiro, com representação em Brasília e São Paulo. Temos parcerias e projetos no Brasil, Colômbia, Haiti, México, Guatemala, Estados Unidos e na África e Europa. O Instituto é apoiado pelos governos do Canadá, Reino Unido, Noruega, pela Fundação Open Society, International Development Research Centre (IDRC), Nações Unidas e doadores privados.
Postar um comentário