SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 24 de março de 2014

TIROTEIO E HOMICÍDIOS PELO RS

ZERO HORA 23/03/2014 | 17h03

PORTO ALEGRE - Homicídio na Zona Norte. Homem executado diante da família

Rodrigo Pedroso foi morto a tiros quando buscava a mãe para um passeio familiar, na manhã deste domingo. Polícia acredita em execução


Foto: Lívia Stumpf / Agencia RBS

Eduardo Torres

Um passeio em família virou tragédia na manhã deste domingo, na Rua José Hilário Retamozo, na Vila Batista Flores, Bairro Mario Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre. Rodrigo Pedroso, 35 anos, foi executado com pelo menos cinco tiros de pistola .40 enquanto esperava no carro, com a esposa e os dois filhos pequenos, pela mãe, em frente à casa dela.

A companheira de Rodrigo conseguiu escapar dos tiros, fugindo do carro com as crianças. A mãe dele, de 62 anos, no entanto, acabou ferida em um dos braços e foi socorrida ao Hospital Cristo Redentor.

Por volta das 9h, um carro preto teria encostado ao lado do Pálio de Rodrigo e um homem de capuz desceu atirando contra ele. O caso é apurado pela 3ª DHPP, que trabalha com a hipótese de uma execução. Já há uma linha de investigação, mas a polícia não revela detalhes.


NOVO HAMBURGO - Suspeitos ficam feridos após troca de tiros com a BM em Novo Hamburgo. Trio aproveitou semáforo fechado para assaltar um veículo



Três armas foram apreendidas com os criminososFoto: Brigada Militar / Zero Hora


Três homens ficaram feridos após trocarem tiros com a Brigada Militar pelas ruas centrais de Novo Hamburgo na madrugada deste domingo. Eles são suspeitos de assaltarem um carro na Rua Frederico Linck. De acordo com a Polícia Civil, o trio aproveitou que o semáforo estava fechado para abordar o motorista e passageiros de um veículo e roubar seus pertences.

Uma testemunha conseguiu anotar a placa do carro dos homens — uma Hyundai Tucson que, de acordo com a BM, é clonada, fruto de um roubo ocorrido em Porto Alegre no dia 11 — e acionou a polícia, que cruzou com eles em uma via e iniciou a perseguição. Na troca de tiros, os suspeitos foram atingidos. Eles foram encaminhados sob custódia para o Hospital Municipal.

Até as 16h deste domingo, dois deles estavam em estado grave: um passou por cirurgia para retirada de um projétil e o outro permanecia na UTI. O terceiro está em observação e não corre risco de vida.

A viatura da Brigada Militar foi totalmente perfurada pelos tiros, mas os dois policiais envolvidos na ação não se feriram.

Três armas com numeração raspada foram apreendidas. Os pertences roubados — bolsas, tablets, dinheiro e documentos — foram devolvidos às vítimas.


CAXIAS DO SUL - Homem é morto a facadas no bairro Fátima. Corpo foi encontrado no início da tarde deste domingo

O corpo de um homem, supostamente com 28 anos, foi encontrado por vizinhos em uma casa do bairro Fátima, em Caxias do Sul, na tarde deste domingo. A Brigada Militar (BM) foi acionada às 14h02min e deslocou uma viatura até a Rua Caetano Melo Filho. Uma equipe do Samu acompanhou a guarnição e atestou que o óbito foi provocado por golpes de faca desferidos horas antes, provavelmente na madrugada. A Polícia conta com uma identificação prévia da vítima, mas aguarda o término do levantamento pericial para divulgar o nome. Este é o 26º assassinato registrado neste ano em Caxias do Sul.
Postar um comentário