SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 4 de março de 2014

VINTE E TRÊS ASSASSINATOS EM QUATRO DIAS


ZERO HORA 04 de março de 2014 | N° 17722

VIOLÊNCIA


Em quatro dias de feriadão de Carnaval foram registrados pelo menos 23 assassinatos no Estado. Sexta-feira foi o dia mais violento, com oito pessoas assassinadas.

Uma discussão seria o motivo por trás de um homicídio ocorrido na tarde de domingo na Ilha das Flores (foto), em Porto Alegre. Evandro Rafael da Silveira Picaz, 24 anos, foi morto em frente a um bar na Rua do Pescador, às margens da BR-290. O crime aconteceu por volta das 14h30min. Ele foi executado com vários disparos no peito, costas e cabeça. A motocicleta que Evandro pilotava foi encontrada a mais de cem metros do local do corpo. A suspeita é de que ele estava no veículo quando foi abordado pelo autor do crime.


Mulher leva tiro na cabeça em assalto

Uma pedestre de 57 anos foi baleada na cabeça por assaltantes na Avenida Assis Brasil, na zona norte de Porto Alegre, na noite de ontem. Ana Maria do Canto foi encaminhada para o Hospital Cristo Redentor, onde passava por cirurgia até o fechamento desta edição.

De acordo com o Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), os responsáveis pelo crime foram capturados pela Brigada Militar após realizar, na sequência, outro assalto, no Jardim Itu-Sabará.

Ainda conforme o Ciosp, os autores são dois irmãos, de 15 e 22 anos, e teriam agido a bordo de uma motocicleta furtada.


Discussão acaba em morte no Litoral

Uma discussão entre dois homens terminou em morte, na manhã de ontem, em Tramandaí, no Litoral Norte. Por volta das 7h, na Avenida João de Magalhães, Jefferson Samir Conceição Nunes, 30 anos, estava em um Celta quando deparou com Cristian Robert Duarte Alves, 25 anos. De acordo com a Polícia Civil, Cristian sacou um revólver calibre 38 e atirou cinco vezes em direção a Jefferson. Ferida, a vítima morreu no local. Cristian tentou fugir e foi localizado em seguida pela Brigada Militar em um Gol. No carro, estava o revólver com a munição deflagrada. A suspeita é de que o crime tenha motivação passional.

Cristian, que tinha registrado uma queixa na Polícia Civil sobre as ameaças feitas por Jefferson, foi autuado em flagrante por homicídio e encaminhado à Penitenciária Modulada de Osório.


RADIO GAÚCHA 04/03/2014 07h02

PM é baleado durante tentativa de prisão de assaltante em Lajeado. Homem reagiu enquanto era imobilizado e conseguiu retirar a pistola do policial

Paulo Rochat

Um policial militar foi baleado na madrugada desta terça-feira (4) durante a tentativa de prisão de um assaltante em Lajeado. O caso aconteceu dentro de um bazar na avenida Benjamin Constant, Bairro Florestal.  Dois PMs foram até o estabelecimento por volta de 0h30, após receberem a informação de que o local estava sendo arrombado. No bazar, os policiais se depararam com um criminoso e deram voz de prisão. O assaltante reagiu enquanto era imobilizado, conseguiu retirar a pistola calibre .40 do coldre do policial e atirou.  O brigadiano, de 24 anos, foi baleado na região da bacia. Ele está internado no Hospital Bruno Born e não corre risco de vida. O assaltante conseguiu fugir.



Postar um comentário