SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 1 de abril de 2014

CRIME DE EXTREMA CRUELDADE



ZERO HORA 01 de abril de 2014 | N° 17750


CARLOS ISMAEL MOREIRA E EDUARDO TORRES


CRIME CRUEL. 
Identificado homem que teve corpo esquartejado


Um crime de extrema crueldade é o mais recente mistério para a polícia da Capital. O corpo de um homem foi encontrado esquartejado dentro de um contêiner de lixo, na Avenida Alberto Bins, entre o Viaduto da Conceição e a Rua Dr. Barros Cassal, no centro de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Valdinei Matias, 25 anos.

Eram 23h de domingo quando uma catadora que vasculhava o contêiner encontrou um saco preto com vestígios de sangue. Ao abri-lo, a mulher deparou com uma cabeça humana. Em seguida, acionou a Brigada Militar. De acordo com o titular da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DHPP), delegado Filipe Borges Bringhenti, a vítima foi esquartejada em seis pedaços – além da cabeça, foram decepadas as duas pernas, do joelho para baixo, e os dois braços, na altura dos ombros. Todas as partes foram encontradas dentro do mesmo contêiner, em sacos pretos separados.

Durante o trabalho de remoção do corpo, garotas de programa teriam dito aos investigadores que o homem seria entregador de panfletos de uma casa noturna da região, conhecido apenas por Fabiano. A polícia localizou a mãe da vítima, em uma cidade da Região Metropolitana que não foi revelada.

Imagens de câmeras de segurança serão analisadas

Em outro contêiner na mesma avenida, a polícia encontrou uma faca de serra quebrada, um estilete e um travesseiro ensanguentado. O material será periciado para confirmar se há relação com o esquartejamento.

Os investigadores recolheram imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos da redondeza para identificar possíveis suspeitos do crime. As primeiras imagens analisadas não trouxeram informações que permitam a identificação de suspeitos do crime.

– Caso encontremos algo útil nos vídeos, vamos divulgar para que a população possa auxiliar com alguma informação – afirma o delegado.

A polícia também fará contato com proprietários de estabelecimentos nas proximidades do local do crime para descobrir se o homem esquartejado trabalhava ou era morador da região.

Postar um comentário