SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 8 de abril de 2014

VINGANÇA DE CRIMINOSOS



ZERO HORA 08 de abril de 2014 | N° 17757


MORTE DE ADOLESCENTE


“Foi uma vingança de criminosos”, diz delegado




A polícia começou a ouvir ontem familiares e vizinhos do adolescente de 15 anos morto por um grupo, na madrugada de domingo, no bairro Jardim Protásio Alves, zona leste da Capital, logo depois de ter ferido com uma facada na barriga o irmão de cinco anos. – Já trabalhamos com uma linha de investigação determinada – garante o delegado Roger Bitencourt, sem dar detalhes.

Se ainda não chegou às pessoas que participaram do ataque ao adolescente, o delegado afirma ter a convicção de que os autores do linchamento não foram cidadãos comuns movidos pela indignação. Era, sim, reação ao ferimento causado no menino de cinco anos, mas dirigida por um bando organizado:

– Não foi uma reação movida pela emoção dos vizinhos. Foi uma vingança fria, cometida por criminosos. Atitude típica de gangue.

Depois de espancado por um grupo com pelo menos 15 pessoas, o adolescente foi executado com quatro tiros na cabeça. E ainda teve seus pertences roubados.

Na madrugada de domingo, o adolescente cuidava dos quatro irmãos menores enquanto a mãe estava em uma festa. Depois de tomar algumas cervejas, ele teria ficado agressivo. Em uma suposta brincadeira de médico, acertou uma facada na barriga do irmão.

Desesperado, correu cerca de 500m em busca da ajuda dos avós. Quando voltava para casa, cruzou com os linchadores e não teve chance de defesa.

O menino de cinco anos segue internado no HPS em estado regular.
Postar um comentário