SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

BARRICADAS PARA EVITAR SAQUES


FOLHA.COM 15/05/2014 13h13


ÁLVARO FILHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ABREU E LIMA (PE)


Comerciantes de PE montam 'barricadas' para evitar saques


Um dia após uma onda de saques em Abreu e Lima, na Grande Recife, comerciantes locais começaram a calcular os prejuízos nesta quinta-feira (15) e até a montar barricadas de ferro para evitar novas ações de assaltantes.

"A gente está botando essas barras de ferro aqui para conter o vandalismo e evitar que tenha novos arrombamentos na loja. E também estamos contratando segurança particular para que possa ficar olhando o patrimônio, até que tudo isso se resolva", disse à Folha a gerente de uma loja Iderlândia Cândida.

A onda de saques ocorreu em meio à greve de policiais militares de Pernambuco, iniciada na última terça-feira.

Entre as reivindicações, os PMs pedem aumento salarial de 50% para praças (cabos e soldados) e de 30% para os oficiais.

Atualmente, um soldado da PM recebe salário de R$ 2.409, enquanto um coronel, R$ 13,6 mil.

O governo de PE diz que, neste momento, não pode negociar reajuste salarial, já que a legislação impede esse tipo de promoção dentro do período de 180 dias antes das eleições.

As negociações, neste momento, estão canceladas.


Postar um comentário