SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

BRIGADIANOS DE FOLGA EVITAM ASSALTO E PRENDEM BANDIDOS

DIÁRIO GAÚCHO 01/05/2014 | 18h13

PMs à paisana evitam assalto no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Dupla tentou roubar veículo de mulher na Rua Botafogo quando foram perseguidos e presos


Carlos Ismael Moreira



Dois brigadianos que estavam de folga evitaram um roubo de carro e prenderam uma dupla que minutos antes havia tentado um roubo, na tarde desta quinta-feira, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Um criminoso chegou a atirar contra uma vítima, mas ninguém ficou ferido.

A tentativa de assalto ocorreu às 15h45min na Rua Botafogo, em frente à Praça Alvaro Coelho Borges, quase esquina com a Avenida Erico Verissimo. O vigilante Israel do Canto chegava com a namorada, também de 28 anos, e o filho de 6 anos, no apartamento onde mora para pegar uma bolsa e o chimarrão que levariam para um passeio. A mulher ficou na direção do veículo, com o menino no banco de trás. Estacionaram a metros do prédio e Israel foi até a portaria, mas escutou a buzina acionada pela namorada e voltou para ver o que era.

- Tinha dois caras interpelando ela. Eu gritei e sai correndo atrás deles, que fugiram pelo meio da praça - relata Israel.

No meio da perseguição, um dos assaltantes se virou, puxou um revólver e disparou contra o rapaz.

- Quando vi ele se virando e colocando a mão na cintura, só deu tempo de me abaixar. O tiro passou perto. Escapei por detalhe - conta.

Perseguição a pé pelo bairro

Neste momento, dois PMs, um da Patres do Boe e outro do 9º BPM, ambos de folga, avistaram a confusão e saíram em perseguição dos assaltantes, alcançados próximo da Praça Princesa Isabel, esquina com a Avenida Bento Gonçalves. O revólver 38 foi apreendido. Uma viatura do 9º BPM foi chamada e conduziu os assaltantes à 2ª DPPA, que até o final da tarde conduzia a ocorrência. Os presos, que não tiveram a identidade revelada, têm 23 e 25 anos e são de Viamão. De acordo com a BM, o mais novo tem antecedentes por tráfico.


DIÁRIO GAÚCHO

Comentar0
Corrigir
Imprimir
Postar um comentário