SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 3 de maio de 2014

CONFRONTO, MORTE E MERCADO DE POA MARCADO A TIROS

ZERO HORA 03/05/2014 | 09h19

Tiroteio na madrugada. Em confronto com a polícia, assaltante morre no Centro

Marcas de tiros no Mercado Público impressionam quem passa no local na manhã deste sábado


Resquício da violência do prédio histórico chamaram a atenção de curiosos na manhã deste sábadoFoto: Ronaldo Bernardi / AgênciaRBS


As marcas de tiros na parede do Mercado Público, nas proximidades de uma padaria situada no Largo Glênio Peres, chamavam a atenção de quem circulava pelo Centro nas primeiras horas da manhã deste sábado. É que, pouco mais cedo, por volta das 5h30min, um assaltante foi morto pela Brigada Militar após confronto com a polícia. O fato impressionou a população:

— "O Centro está impossível", "não temos mais tranquilidade", "isso é absurdo" — diziam os transeuntes ao ver as marcas de sangue e a indicação dos projéteis deixada pela perícia na parede do prédio histórico.

O fato sucedeu-se quando dois criminosos armados que realizavam uma espécie de arrastão no Centro, promovendo assaltos a pedestres na região da Rua Voluntários da Pátria, foram abordados pela Brigada Militar.

A dupla reagiu à abordagem da BM, iniciando um confronto com os policiais. Um dos bandidos foi baleado e morreu em atendimento no Hospital de Pronto Socorro, e o outro fugiu.
Postar um comentário