SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

DETENTO DO SEMIABERTO É EXECUTADO A TIROS DENTRO DO CARRO

DIÁRIO GAÚCHO 22/05/2014 | 12h15

Jovem é morto a tiros dentro de carro em Santa Cruz do Sul. Segundo a polícia, vítima de 29 anos era detento do semiaberto e teria saído do presídio de carona com um amigo na manhã desta quinta-feira



Pelo menos 12 tiros foram disparados contra o Corsa, onde o detento estava na caronaFoto: Vanessa Kannenberg / Agência RBS


Vanessa Kannenberg


Um jovem de 29 anos morreu, nesta quinta-feira, após ter sido atingido por disparos de arma de fogo quando estava dentro de um carro, no Centro de Santa Cruz do Sul. De acordo com a Polícia Civil, Rodrigo de Souza estava no banco do caroneiro de um Corsa, que foi alvejado por, pelo menos, 12 tiros quando teria parado diante de um semáforo.

Souza era detento do regime semiaberto e teria deixado o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul no início da manhã desta quinta-feira. Um amigo de infância, que pediu à polícia para não ser identificado, teria dado carona ao apenado.

Por volta das 7h15min, o Corsa branco foi alvejado, na rua Felipe Jacobus Filho, por disparos que partiram de um Space Fox preto. Souza chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O SpaceFox deixou o local, mas o motorista teria perdido o controle do veículo e seacidentado alguns metros depois, na Rua Santo André. O ou os ocupantes fugiram e não foram encontrados.

Dentro do SpaceFox a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12. No entanto, foram encontradas, próximas ao Corsa, cápsulas de uma pistola .380, portanto, só a períciadeve determinar qual arma foi responsável pela morte do detento. A polícia investiga o caso como sendo uma possível execução.
Postar um comentário