SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

EXECUTADO DENTRO DO CARRO

DIÁRIO GAÚCHO, 27/04/2014 | 22h48

Homem executado é encontrado dentro de carro em Porto Alegre. Divulgada equivocadamente, identidade de vítima foi confirmada pelo DML neste domingo




Foto: diogo Zanatta / Especial

José Luís Costa


Correção: Das 8h56min de sábado às 22h22min deste domingo, a matéria informou equivocadamente o nome da vítima. De acordo com o DML, o homem assassinado é Luis Carlos Supriano Mareque. A informação equivocada, que havia sido passada pela Polícia Civil, já foi corrigida.

O Departamento Médico Legal informou que o homem assassinado na madrugada deste sábado na zona norte de Porto Alegre é o ajudante de carga e descarga Luis Carlos Supriano Mareque, 32 anos. O homem, inicialmente identificado como Edson Massairo Júnior, foi encontrado morto dentro de um Uno preto na Avenida Severo Dulius, próximo ao Aeroporto Salgado Filho.

Após examinar as impressões digitais da vítima, no entanto, o órgão constatou que o corpo é de Mareque, morador do bairro Rubem Berta. Ele teria sido encontrado sobre o banco do motorista, com o corpo alvejado com pelo menos seis tiros disparados, segundo a polícia, por alguém que estaria do lado de fora do carro.

Luis Carlos Supriano Mareque usava uma pulseira, indicando que estava no show do grupo de pagode Pixote, horas antes, próximo ao local do crime. O assassinato aconteceu por volta das 5h30min, quando o estabelecimento onde ocorreu o show já estava fechado e não havia mais movimentação de público. A polícia procura por testemunhas e vai analisar imagens de câmeras de vigilância das imediações.

Jovem é assassinado na Zona Leste

Na Vila São Judas Tadeu, zona leste da Capital, Cristian Teixeira, 17 anos, foi encontrado morto a tiros ao lado de um Fiesta. Conforme a Brigada Militar, o carro era roubado e dentro havia um revólver calibre 38.

ZERO HORA


DIÁRIO GAÚCHO 21/04/2014 | 14h36

Homem é encontrado morto, amarrado a árvore, na Zona Sul de Porto Alegre. Vítima ainda não foi identificada e polícia suspeita de crime relacionado ao tráfico de drogas

Eduardo Torres


O grito assustado de uma jovem despertou os moradores nas proximidades da Praça Professora Olga Gutierrez, no Bairro Santa Tereza, Zona Sul de Porto Alegre, por volta das 7h30min desta segunda-feira. Ele havia encontrado, amarrado a uma das árvores da praça, o corpo de um homem ainda não identificado.

De acordo com o delegado Gabriel Bicca, que investiga o caso pela 4ª DHPP, havia duas marcas de tiros na cabeça da vítima, que estava com as mãos e os pés amarrados. Com um cinto, o corpo havia sido preso à árvore.

- É um local muito frequentado por usuários de crack. Pode ter sido um crime relacionado a esse ambiente - explica o delegado.

O homem, branco, tinha uma tatuagem na perna direita, escrito: "Bela, te amo". Em um dos ombros, também há uma tatuagem com a palavra "Jesus".

O corpo foi encaminhado ao DML.

Postar um comentário