SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 20 de maio de 2014

PRESTES A SE APOSENTAR, SGT DA BM É MORTO AO TENTAR IMPEDIR ASSALTO

ZERO HORA 19/05/2014 | 20h51

Violência em Porto Alegre

Sargento é assassinado durante assalto à farmácia. 
Mario Francisco de Maria Rocha, de 52 anos, tentou impedir um assalto à farmácia quando foi baleado. O sargento se aposentaria em 30 dias



Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS


Um sargento do 9º Batalhão de Polícia Militar foi morto após tentar impedir um assalto em uma farmácia na zona sul de Porto Alegre. Segundo informações da Brigada Militar, Mario Francisco de Maria Rocha, 52, estaria passando pela frente do estabelecimento quando percebeu a tentativa de assalto à farmácia, localizada na Avenida Juca Batista.


Ao tentar prender o assaltante, o sargento acabou levando um tiro na cabeça e morrendo no local. Rocha, que havia entrado com o pedido para ser reservista, se aposentaria em 30 dias.

O suspeito, identificado como Gerson da Silva, de 27 anos, fugiu em uma moto e foi perseguido pela BM por algumas quadras na Av. Juca Batista. Silva acabou perdendo o equilíbrio da moto, caindo e seguindo sua fuga a pé, entrando em um terreno baldio.

Os oficiais da BM o alcançaram e Silva foi baleado no abdômem. Ferido, o suspeito — que tem antecedentes criminais — foi preso.

Com Silva, foi apreendido um revólver calibre 32, que teria sido usado para matar o sargento. Ele foi encaminhado para o HPS e seu estado de saúde é considerado grave.
Postar um comentário