SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 31 de maio de 2014

PRISÕES RECORRENTES

DIÁRIO GAÚCHO 30/05/2014 | 18h11

Delegacia de capturas prendeu em maio mais de 100 procurados e foragidos na Região Metropolitana



Marca foi superada com três prisões realizadas nesta sexta-feiraFoto: Divulgação / Polícia


A Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais informou nesta sexta-feira que superou a marca de 100 prisões, entre procurados e foragidos da Justiça, realizadas no mês de maio, em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana. A marca de 102 prisões foi atingida com a detenção de três pessoas.

De acordo com a delegacia, as prisões foram realizadas a partir de um trabalho investigativo de localização, monitoramento e captura para crumprir sentenças condenatórias, Mandados de Prisões Preventivas e capturas de indivíduos considerados foragidos.

Segundo a Decap/Deic, 70% das prisões decorreram de condenações por crimes de homicídio, roubo a estabelecimento comercial, roubo a transporte coletivo, roubo de veículo, roubo a pedestre, estupro e tráfico de drogas. Os demais 30% ocorreram em razão de cumprimento de Mandados de Prisões Preventivas e de captura de foragidos.
Postar um comentário