SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

EXECUTADO A TIROS POR TER APENAS 20 REAIS NO CAIXA

Luiz Fernando, de preto, e Rafael, na delegacia Foto: Fabiano Rocha / Extra



JORNAL EXTRA 04/06/14 13:12

Comerciante é morto a tiro em São Gonçalo por ter apenas R$ 20 no caixa

Ana Carolina Torres e Ricardo Rigel



O comerciante Icrebison Estanislau de Souza, de 50 anos, foi morto com um tiro no peito durante um assalto ocorrido nesta terça-feira, na Rua Manoel Serrão, no Bairro Antonina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo investigações da Polícia Civil, quatro homens invadiram a pet shop da vítima - que era conhecida como Mineiro - e anunciaram o roubo. Ao ver que havia apenas R$ 20 no caixa, um dos suspeitos teria se irritado e mandou um dos cúmplices atirasse em Mineiro.

O crime foi filmado pelas câmeras de segurança. Elas mostram os suspeitos correndo logo após o tiro ser disparado e depois um Punto preto em alta velocidade - foi o carro usado na fuga.

O Punto preto Foto: Reprodução de vídeo



A vítima ainda foi levada para o Hospital Estadual Alberto Torres, mas não resistiu ao ferimento. O comerciante será enterrado às 14h desta quarta, no Cemitério São Miguel, também em São Gonçalo.

Dois suspeitos do crime foram presos e levados para a Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo. De acordo com o delegado Wellington Vieira, titular da especializada, a polícia quer que Luiz Fernando Oliveira Castro de Mello, de 20 anos, e Rafael de Oliveira de Almeida, de 22, forneçam detalhes sobre o crime.

- O que temos é que o crime foi cometido realmente por causa da quantia pequena de dinheiro. Vamos ver se eles confessam isso - disse Wellington.

A prisão ocorreu no município de Itaboraí, também na Região Metropolitana, para onde os quatro fugiram depois do roubo, no Punto. O carro foi abandonado e os suspeitos então se dividiram em duas duplas. Uma roubou um Siena prata e a outra, um Corolla preto.

Os presos estavam no Corolla e foram presos por policiais do 35º BPM (Itaboraí) depois de atropelarem uma mulher. A polícia, agora, faz buscas aos ocupantes do Siena.

Postar um comentário