SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 7 de junho de 2014

INVASÃO A CASA DE JUÍZA TERMINA COM UMA MORTE



ZERO HORA 07 de junho de 2014 | N° 17821


GRAVATAÍ


A tentativa de assalto à casa de uma juíza, em Gravataí, na quinta-feira à noite, terminou com um assaltante morto. O cúmplice fugiu. Os dois bandidos invadiram a casa da magistrada quando ela chegava de carro. Segundo a polícia, o marido da juíza estava à espera da mulher e notou a presença de duas pessoas a pé que não usavam guarda-chuva, apesar do temporal que caía por volta das 19h20min.

Quando a juíza abriu o portão, os dois correram e entraram na casa, mas o marido disparou. Um foi baleado, o outro fugiu. Os dois podem estar ligados a uma crescente onda de roubos a residências na região.

– Tem havido aumento de roubos a residências no bairro, nos quais eles rendem os moradores que chegam de carro, esvaziam as casas e fogem nos carros das vítimas. Acreditamos que esses dois assaltantes estejam ligados a esses episódios – disse o delegado da 1ª DP de Gravataí, Anderson Spier.

Ferido, Devanir Aleixo Domingues, 37 anos, tentou escapar, mas caiu morto a cerca de 500 metros da residência. Ele era foragido e tinha uma extensa ficha criminal, que incluía roubos a residências e estabelecimentos comerciais, furtos, lesão corporal, violência contra a mulher e porte ilegal de arma. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração raspada. Por razões de segurança, a juíza pediu para não ser identificada.
Postar um comentário