SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

LÍDER DA POPULAR É BALEADO PELA BM PERTO DO BEIRA-RIO

DIÁRIO GAÚCHO 13/06/2014 | 10h06

Líder da Popular do Inter é baleado pela BM perto do Beira-Rio. Gilberto Bittencourt Viégas, o Giba, foi atingido de raspão na perna por uma suspeita de furto a veículo


Conforme a polícia, Giba fugiu após ter sido abordado e fez menção de sacar uma arma, por isso acabou baleado. Foto: Pedro Moreira / Agencia RBS



Mauricio Tonetto



O líder da torcida Popular do Inter, Gilberto Bittencourt Viégas, 28 anos, o Giba do Trem, foi baleado pela Brigada Militar no final da madrugada desta sexta-feira próximo ao Beira-Rio. De acordo com o setor de inteligência da polícia, ele estava em um carro com mais três pessoas quando foi abordado em uma rua transversal á Avenida Padre Cacique.

– Efetuaram o disparo sem se identificar e depois se identificaram. Não foi nada grave, só que eu tenho meus direitos, vou falar com meu advogado para entrar com uma ação contra eles – afirmou Giba em entrevista à Rádio Gaúcha.

A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA). Conforme a polícia, uma ronda da Brigada Militar, em um carro sem identificação, seguiu o veículo onde estava Giba, que fez menção de sacar uma arma. Zero Hora entrou em contato com o líder da Popular e ele negou as informações.

Impedido de frequentar estádios em jogos do Inter após se envolver em uma briga em Novo Hamburgo, Giba também está proibido de ir às partidas da Copa do Mundo no Beira-Rio e a qualquer um dos jogos da Argentina em outras sedes da competição.

A Justiça deferiu, na última quarta-feira (11), um pedido da Promotoria do Torcedor e do Ministério Público (MP) de Novo Hamburgo para que a medida cautelar que impedia Giba do Trem de ir às partidas do Inter até o final do ano fosse ampliada. Assim, Viégas terá de se apresentar à Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul uma hora antes das partidas e permanecer lá até uma hora depois do término.

— O pedido se deu por conta dessas informações que o próprio Giba tem veiculado, na medida em que ele está acompanhando esse pessoal que já é complicado na Argentina — explicou o promotor José Francisco Seabra, da Promotoria do Torcedor.
Postar um comentário