SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O FIM ESTÁ PRÓXIMO

O SUL, Porto Alegre, Sexta-feira, 27 de Junho de 2014.



A tendência é o retorno aos velhos e transversais discursos



Por ora, chegou a 68 o total de ocorrências envolvendo turistas desde o começo da Copa do Mundo, em Porto Alegre. O levantamento toma por base os registros policiais até as 18h de quarta-feira. Foram vítimas 46 estrangeiros, enquanto outros 37 cometeram os crimes. Somente ontem, 20 argentinos foram presos na Capital gaúcha, a maioria por furto. Estes números estão abaixo das previsões dos órgãos de inteligência das organizações policiais. Agora, resta encarar os "alemães e seus canhões" e mais os argelinos até a segunda-feira, quando Porto Alegre se despede da Copa e começa a retornar a sua realidade. O que desde agora foi possível observar de minha torre é que em um momento excepcional para a vida da cidade, Porto Alegre recebe uma estratégia excepcional de segurança. No entanto, esta estratégia excepcional não é nada além do que deveria ser o tratamento a ser dado, permanentemente, não só para Porto Alegre, mas para todo o Estado. Sobre isso, o fim está próximo. Terminada a Copa, voltaremos aos velhos e transversais discursos.


Sequestro


A subgerente do Banco do Brasil de Seberi foi feita refém com a família durante a madrugada de ontem em Jaboticaba, onde moram. Os criminosos levaram a vítima até o banco, mas não conseguiram abrir o cofre. O marido e os filhos foram encontrados no final da manhã por uma policial de Santa Rosa que passava pela estrada entre Seberi e Boa Vista. Ninguém ficou ferido.


Tráfico


Uma jovem de 22 anos foi presa com 1 quilo de cocaína quando desembarcava, procedente de Porto Alegre, na rodoviária de Santa Maria. A Polícia Civil realizou a prisão graças a uma denúncia anônima.


Assalto


A polícia procura três homens que assaltaram uma casa na região central de Santa Maria à noite passada e mantiveram pai e filha em cárcere privado. Um dos bandidos chamou o dono da casa para que ele retirasse o carro que estava na rua, quando foi rendido. Os criminosos fugiram com R$ 1,5 mil, talões de cheque e aparelhos eletroeletrônicos. Ninguém foi ferido.

Postar um comentário