SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

PRESÍDIO, BLINDADO, ASSALTO E EXECUÇÃO


O SUL Porto Alegre, Quinta-feira, 19 de Junho de 2014.


Presídio


Depois da Copa, o esvaziamento do Presídio Central, recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça, será uma pauta de urgência na Secretaria da Segurança Pública. A solução, se for dada, não será outra que não a superlotação das demais casas prisionais do Estado.


Vitória


Como se sabe, problemas operacionais adiaram, pela terceira vez, a chegada a Porto Alegre de um blindado dotado de canhão de jato d'água, custeado pelo Ministério da Justiça, para que a Brigada Militar contenha manifestantes em meio a atos de violência e vandalismo. Para os manifestantes pacíficos isso não tem significação, mas para os bandidos mascarados se trata de uma vitória.


Assalto



Um comerciante foi morto no começo da noite de terça-feira, no bairro Humaitá, na Zona Norte de Porto Alegre. Três homens armados entraram no mercado na rua João José dos Santos e o proprietário, identificado como Adão da Rosa Padilha, de 57 anos, estava armado, reagiu e acabou baleado. Os bandidos fugiram, mas um foi baleado e está internado no Hospital Cristo Redentor.


Execução


Um corpo carbonizado foi encontrado no porta-malas de um Honda Civic no bairro Lajeado, na Zona Sul de Porto Alegre. O carro havia sido roubado e foi incendiado. Testemunhas relataram à polícia que a vítima é um homem de 28 anos, retirado de casa por criminosos, na manhã de terça-feira, no bairro Restinga. Ele foi baleado na frente dos moradores. O homem tinha envolvimento com o tráfico de drogas e era acusado de matar duas pessoas, na semana passada, no bairro Lami.
Postar um comentário