SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

TIROTEIO DEIXA UM MORTO E UM FERIDO

DIÁRIO GAÚCHO 14/06/2014 | 14h14

Homem é morto e outro fica ferido em tiroteio em Santa Maria. Crime ocorreu por volta das 2h em rua próxima ao centro da cidade



Um homem morreu e outro ficou ferido em tiroteio na madrugada deste sábado emSanta Maria, na Região Central. O crime ocorreu na Avenida Rio Branco, perto do túnel da Gare, por volta das 2h.

Segundo a Brigada Militar (BM), ao ouvirem sons de tiros, vizinhos chamaram a polícia. Ao chegar no local, a BM encontrou um homem com um tiro na cabeça. Pablo Patrick Vieira Rodrigues, 21 anos, chegou a ser encaminhado ao Pronto Atendimento Patronato, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em uma rua próximo ao local, também foi localizado um homem ferido com tiro na região lombar. Peterson da Rosa Moreira, 19 anos, também foi encaminhado ao pronto atendimento e, após atendimento, foi liberado. Segundo a BM, ele tem antecedentes por furto e receptação.

A polícia acredita que os dois estavam juntos na hora do ocorrido. Ainda não há indícios dos motivos que levaram ao crime, nem de quem teria efetuado os disparos.

ZERO HORA, 16 de junho de 2014 | N° 17830

Pelo menos 10 assassinatos foram registrados no fim de semana na região metropolitana de Porto Alegre. Do total, cinco ocorreram na Capital e o restante em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Gravataí e Viamão, cada um. Em um dos casos, o bar cheio, com clientes entre as mesas e jogando sinuca, não inibiu a ação de pistoleiros na Rua Victor Issler, no bairro Espírito Santo, na zona sul de Porto Alegre. Maximiliano da Costa Rech, 25 anos, foi executado com pelo menos 15 tiros de diversos calibres na mesa onde bebia uma cerveja sozinho. A polícia ainda não tem suspeitos.
Postar um comentário