SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 24 de junho de 2014

UMA VITÓRIA CIENTÍFICA

O SUL Porto Alegre, Terça-feira, 24 de Junho de 2014.



WANDERLEY SOARES


Tese defendida por policial gaúcha recebe nota máxima


Em meio à euforia da Copa, me permito destacar a vitória de uma policial gaúcha no campo científico e que deverá ter repercussão no nível profissional tanto da Polícia Civil como da Brigada Militar, sem a introdução das bugigangas da transversalidade. Registro, aqui da minha torre, que, em 13 de maio último, a inspetora de polícia Maria Izabel Plath da Costa defendeu a tese intitulada "Terminologia jurídico-policial: proposta de elaboração de um glossário eletrônico", sob a orientação da professora Cleci Regina Bevilácqua, e co-orientação da professora Anna Maria Becker Maciel, ambas da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O trabalho é inédito no País e propõe o inventário e a descrição dos termos que são empregados pelas polícias civil e militar no RS. Na ocasião, foi apresentada a base de dados eletrônica que deverá ser inserida nos sistemas de informações policiais para subsidiar o trabalho preventivo e investigativo dessas polícias. A tese, que insere a linguagem policial na seara jurídica e atesta o caráter científico do trabalho preventivo e investigativo no subsídio de informações ao Poder Judiciário, foi avaliada com nota máxima e deverá ancorar a edição de um livro com lançamento previsto para setembro deste ano. Maria Izabel foi convidada pela Ufrgs a desenvolver o glossário em pós-doutorado que deverá ocorrer no Canadá, ainda neste ano.


Imaginação


Em mensagem divulgada pelas redes sociais para familiares, colegas e amigos, o tenente-coronel da Brigada Militar Ordeli Savedra Gomes confirmou a aprovação pelo PSB de sua candidatura a deputado estadual e, ao mesmo tempo, revelou que "jamais havia imaginado" ser colocado diante de tal desafio. Isto indica que Ordeli, sempre com intensa atividade, teve a imaginação prejudicada.


Escola


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte da Capital foi arrombada pela terceira vez. O educandário tem 484 alunos. Foram furtados dois computadores, impressoras e bolas.


Mudança de ramo


Uma quadrilha formada, segundo a Polícia Civil, por ex-assaltantes de bancos e de carros-fortes foi desarticulada. Estão presos cinco homens que eram investigados havia dois meses. Eles foram capturados em três bairros de Caxias do Sul e em Farroupilha. Revelou a polícia de Caxias do Sul que o bando, ao mudar de ramo, passou a ter como alvo preferencial residências de onde levavam jóias, além de dinheiro.


Brigadianos


Um lapso: dia 21 último veiculei que 37 PMs (policiais militares) tiveram prorrogadas suas permanências na PGE (Procuradoria Geral do Estado). Houve a prorrogação, mas na PGJ (Procuradoria Geral da Justiça), que é o Ministério Público, uno e indivisível.


Dinamite


Criminosos tentaram explodir, ontem, caixas eletrônicos de uma sala de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal no Centro de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, na rua Bento Gonçalves. Os bandidos não conseguiram detonar uma banana de dinamite e fugiram sem levar nada. O grupo de Ações Táticas Especiais foi chamado para realizar a detonação do explosivo em local isolado.
Postar um comentário