SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 1 de junho de 2014

VÁRIAS PASSAGENS NA POLÍCIA, ASSALTANTE É MORTO EM AÇÃO



DIÁRIO GAÚCHO 01/06/2014 | 04h20

Assaltante é morto por policial à paisana na Capital. Criminoso tentou roubar carro da vítima, um policial militar que reagiu ao assalto




Um criminoso foi morto ao tentar assaltar um casal na noite de sábado no bairroRestinga, em Porto Alegre. A vítima do roubo — um policial militar do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da Capital — reagiu e disparou contra o assaltante, que caiu sem vida a uma distância de 300 metros do local do fato.

O crime aconteceu na Rua Tenente Arizoly Fagundes por volta das 19h30min. O policial Marcelo da Silva Santos, 30 anos, chegava ao carro acompanhado da esposa e do filho, um bebê de colo, quando foi abordado por dois homens. Após a dupla pegar o celular das vítimas e a chave do veículo, o soldado sacou a arma e disparou quatro vezes contra os assaltantes. Lucas Silveira Silva, 19 anos, morreu, e o comparsa conseguiu fugir.

Conforme informações da 16ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre, o criminoso tinha passagens na polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

*Zero Hora
Postar um comentário