SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 1 de julho de 2014

CONDENADO POR RECEPTAÇÃO E DESMANCHE DE CARROS DE LUXO É PRESO


DIÁRIO GAÚCHO 30/06/2014 | 22h31

Schirlei Alves

Foragido condenado por envolvimento em desmanche de carros de luxo é preso em Joinville. Dupla de foragidos pegou pena mais alta no processo que condenou quatro



Veículos foram roubados em Porto Alegre
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS



Um dos réus no processo que condenou quatro por envolvimento em um desmanche de carros de luxo em Joinville _ que estava foragido _ foi preso pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira. Sidnei Rodrigues Martins foi abordado quando estava dentro de um carro no bairro Floresta, na zona Sul.

Ele foi condenado a seis ano e oito meses de prisão em regime fechado por receptação qualificada. Segundo a PM, outro mandado de prisão relacionado a um desmanche de carros em Garuva, também havia sido expedido contra o suspeito.
:

No processo dos carros de luxo, um dos réus que não tinha antecedentes criminais foi condenado a três anos e seis meses de prisão em regime aberto e outro foi absolvido por falta de provas. Já o réu Thaua Rauaiana Marques pegou cinco anos de cadeia no semiaberto.

A pena mais alta foi de Sidnei _ preso nesta segunda _ e Gilberto de Souza Marques _ pai de Thaua _ que continua foragido. A dupla não terá o direito de recorrer em liberdade.

O esquema

De acordo com a denúncia, os acusados compravam carros de alto padrão que eram roubados ou furtados em Porto Alegre, desmontavam os veículos em um galpão no bairro Santo Antônio, e revendiam as peças na loja de autopeças Estação no bairro Itaum.

A Polícia Militar encontrou a maior parte dos veículos no galpão a partir do monitoramento de um carro roubado. O local tinha boa aparência e possuía divisórias que escondiam a atividade ilícita.

Dois carros, uma Duster e um Gol, já estavam sendo desmontados em uma sala nos fundos do depósito quando aconteceu a abordagem. Os veículos Santa Fé, BMW X1, BMW 528i, Hilux SW4, Idea, Mitsubishi ASX, Jetta, Hyundai i30, Kombi e duas caminhonetes S10 de cabine dupla, estavam com as placas clonadas.

No porta-malas de um Golf que não tinha registro de roubo, a polícia encontrou peças de outros carros roubados. Um veículo Ford Focus que também era roubado foi apreendido na casa da namorada de um dos acusados.

Os roubos eram recentes e todos os carros estavam em perfeitas condições de uso. O veículo mais antigo era o Santa Fé com fabricação em 2010.


Postar um comentário