SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

DUAS QUADRILHAS ASSALTAM EM SÉRIE NAS RUAS DE POA

Do G1 RS 03/07/2014 08h56

Após série de assaltos no RS, polícia prende suspeitos de duas quadrilhas. Pelo menos 10 pessoas foram assaltadas na quarta em Porto Alegre. Para delegado, redução do efetivo da PM contribuiu para ataque.




Duas quadrilhas assaltaram um posto de combustíveis e mais de dez pessoas na madrugada desta quinta-feira (3) em Porto Alegre. Ao todo, cinco pessoas de dos dois grupos foram presas. Para o Polícia Civil, a série de assaltos já é um reflexo da redução no número de policiais na rua com o fim da Copa do Mundo na capital, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo acima).

O primeiro arrastão ocorreu na Zona Leste, quando quatro homens armados roubaram um carro de um casal de idosos no Bairro Jardim Botânico, o que foi seguido de uma série de assaltos, incluindo pessoas na rua e um posto de combustíveis. Dois suspeitos foram presos em flagrante quando andavam pela contramão na Avenida Protásio Alves, no Bairro Petrópolis. Dentro do carro, a polícia recuperou dinheiro, celulares, entre outros objetos de pelo menos sete pessoas.

Em outro caso, na Zona Sul, três homens foram presos por suspeita de assaltar sete pedestres. Segundo a polícia, eles estavam em um carro, paravam na rua e ameaçavam as vítimas com uma faca. Os homens desciam do carro, assaltavam o pedestre, embarcavam novamente e saíam em alta velocidade.

“É possível afirmar que talvez eles estivessem aguardando um melhor momento para agir. Nós temos conhecimento que o efetivo ostensivo tem sido diminuído progressivamente em razão do término dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Isso pode ser uma das causas. Voltamos para a nossa realidade de antes do Mundial”, diz o delegado Leandro do Amaral .
Postar um comentário