SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 8 de julho de 2014

ESFAQUEADO DENTRO DO HIPERMERCADO

DIÁRIO GAÚCHO 08/07/2014 | 08h56

Funcionário é esfaqueado dentro de hipermercado em Santa Maria. Tentativa de homicídio ocorreu na tarde desta segunda-feira



Adolescente tentou fugir pelo estacionamento do hipermercadoFoto: Ronald Mendes / Agencia RBS


Um funcionário do Carrefour, de 21 anos, foi esfaqueado ontem enquanto trabalhava no setor de hortifrúti do hipermercado em Santa Maria. Por volta das 15h, quando o estabelecimento estava aberto ao público, um adolescente de 16 anos entrou no local e usou um facão para agredir David Estigarribia Bueno.

A polícia acredita que o adolescente tenha entrado pela porta principal do mercado, com a faca escondida. Depois, ele jogou o facão no chão e tentou fugir pelo estacionamento, mas foi contido por outros funcionários.

A movimentação no hipermercado, devido à chegada da Brigada Militar para o registro da tentativa de homicídio e de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), chamou a atenção de quem passava pela Avenida Rio Branco. O Samu socorreu a vítima, que foi levada para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Bueno estava em observação e deve passar por cirurgia.

– A facada atingiu o cotovelo, um dedo e produziu um corte profundo na cabeça da vítima. Mas ela não perdeu a consciência. Ela deve ser ouvida, assim que se recuperar, pela Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que é quem investigará o caso – afirma a delegada Roberta Trevisan, da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), que registrou a ocorrência.

O adolescente contou à delegada que tinha uma desavença com o funcionário do Carrefour desde a semana passada, quando os dois teriam se desentendido em um jogo de futebol. Porém, segundo os policiais relataram à delegada, o funcionário afirmou que não conhecia o suspeito. O facão, com 30 centímetros de lâmina, foi apreendido pela Brigada.

Em nota oficial, o Carrefour afirmou que “lamenta o ocorrido e informa que imediatamente acionou o Samu para prestar auxílio à vitima, que foi encaminhada para o hospital da região e passa bem. A empresa reforça que auxilia os órgãos competentes na apuração do caso”.

Até o fechamento desta edição, a Polícia Civil aguardava o encaminhamento do Ministério Público sobre a internação do adolescente. Ele poderia ser devolvido à família ou internado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).


DIÁRIO DE SANTA MARIA
Postar um comentário