SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 5 de julho de 2014

HOMICÍDIOS NO RS

CORREIO DO POVO 05/07/2014 10:05

 Higino Vasconcellos / Correio do Povo

Dois jovens são mortos a tiros em Pelotas.Em Parobé, um jovem de 17 anos foi atingido por um tiro na cabeça nesta manhã


Dois jovens de 18 e 20 anos foram mortos a tiros na noite de sexta-feira em Pelotas, zona Sul do Estado. Maxwell Machado Pacheco, 18 anos, e Gabriel Malu Barbosa, 20, caminhavam pela rua Barão de São Luis, no bairro Fragata, quando foram atingidos por tiros. De acordo com a Brigada Militar, dois homens que estavam em uma motocicleta são os autores do crime.

Pacheco foi atingido na cabeça por dois tiros e morreu no local. Já Barbosa foi atingido por quatro disparos, um pego em uma perna, outros no tórax e abdomen. Ele chegou a ser socorrido pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu ao entrar no Pronto Socorro. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Pelotas.

Jovem é morto com tiro na cabeça em Parobé

No final da madrugada de sábado, um jovem de 17 anos foi morto com um tiro na cabeça em Parobé, no Vale do Paranhana. O crime ocorreu na rua Pedro Pioly dos Santos, bairro 3L, por volta das 5h40min. A Brigada Militar foi chamada ao local por uma denúnacia anônima. A área foi isolada até a chegada da perícia.


05/07/2014 09:52

Alvorada registra dois homicídios em cinco horas.Crimes ocorreram na noite de sexta-feira


Duas pessoas foram mortas a tiros em um intervalo de cinco horas em Alvorada na noite de sexta-feira. Por volta das 23h30, Fabiano de Abreu Crescêncio, 36 anos, foi morto a tiros na rua Oceania, no bairro Santa Clara. Familiares informaram à Brigada Militar que ele tinha saído de casa para buscar um lanche quando foi abordado por um veículo. Em seguida, foram efetuados quatro disparos de arma de fogo – um tiro atingiu um dos braços e outros três as costas. Ele chegou a ser socorrido com vida para o Hospital de Alvorada, mas morreu na unidade de saúde.

Cinco horas antes um homem havia sido morto e duas pessoas foram feridas a tiros em uma residência na rua Hípica, na Vila Tupã. Um homem armado invadiu a casa e começou a disparar. Alexandre da Silma de Lima, de 18 anos, era dono da residência e morreu no local.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A IMPUNIDADE DO CRIME FAVORECE TÁTICAS MAFIOSAS evidenciadas pelo uso crescente de ameaças, atos de violência e ação letal de pistoleiros para ajeitar seus negócios e dominar comunidades; acobertados pelo medo e impotência da população; salvaguardados por leis permissivas; e favorecidos pelo colapso prisional, enfraquecimento das polícias e favores da justiça.
Postar um comentário