SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 5 de julho de 2014

PAZ NAS ESCOLAS


O SUL Porto Alegre, Sábado, 05 de Julho de 2014.


WANDERLEY SOARES


Depois da passagem por aqui da dona Fifa, é possível que alguma coisa comece a ser pensada


Mesmo afogado com os momentos de choradeira infantil e de euforia real nessas ondas que a Copa nos embala, aqui, na solidão de minha torre, tento, como um humilde marquês, permanecer com os pés no chão. Estes momentos são hipnóticos para todos nós, mas na medida do possível devemos manter a lucidez e de uma forma muito especial, quando se trata de segurança pública. Como o Diabo não dorme, é exatamente em nossos momentos de maior distração que nossos flancos se abrem e até nos recusamos a atentar para qualquer alerta que nos indique o bom senso. Sigam-me


Escolas


A não ser por medidas isoladas, o RS, no interior e na Capital, não tem plano completo e em execução dirigido à segurança nas escolas em cujas proximidades até mesmo a fiscalização do trânsito é ineficiente. As escolas localizadas nas áreas mais elitizadas ficam entregues à sua própria sorte e são comuns os ataques e ameaças de bandidos a estudantes, professores e funcionários, além de roubos que acontecem nos prédios. No entanto, depois da passagem por aqui da dona Fifa, é possível que alguma coisa comece a ser pensada pela administração da transversalidade, tão enfática quando se refere aos chamados "territórios da paz". Afinal, é nas escolas que a paz deve começar.


Vida e morte


A 4 Delegacia de Homicídios colocou no seu rol de investigações mais um caso de duplo assassinato, cujas características são de execução, fato ocorrido ontem na rua Orfantrófio, bairro Alto Teresópolis, em Porto Alegre. Sempre com crescente naturalidade, traficantes de drogas impõem em suas áreas de ação o direito de vida e morte sobre quem não obedece às regras de suas lideranças.


Cascatinhas


Passado o período da nossa Copa, chegaram as primeiras chuvas torrenciais de inverno em Porto Alegre. A população está sofrendo com isso, mas os turistas passaram por aqui sem conhecer as cascatinhas do Fortunati, que ficam, exatamente, no "Caminho do Gol". Ocorre que as escadarias do viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, tiveram lacradas suas vias de escoamento das águas. Com isso, as enxurradas desfiguram completamente a mais bela obra de arte do RS, que fica totalmente insegura para a passagem de pedestres, sem se falar no policiamento zerado. Mas agora é apenas um problema doméstico.

Postar um comentário