SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

RESTINGA VELHA RECEBE O CAMINHÃO DA COPA


O SUL Porto Alegre, Quinta-feira, 31 de Julho de 2014.


WANDERLEY SOARES


Enfrentamento entre quadrilheiros motivou a utilização do aparato por tempo indeterminado



A BM (Brigada Militar) colocou um caminhão veículo equipado com câmeras no bairro Restinga Velha, Zona Sul de Porto Alegre. A chamada Plataforma de Observação Elevada foi instalada ontem próxima ao Colégio Estadual José do Patrocínio. O veículo tem toda a estrutura de monitoramento e controle de câmeras que são colocadas na parte de cima, que permitem o acompanhamento de toda a circunvizinhança em um raio de três quilômetros de distância, segundo informou o comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), coronel João Diniz Godoy. A plataforma chegou ao Estado para ser usada durante a Copa do Mundo e ficou como legado do evento. A BM possui outros dois veículos semelhantes. A maioria das câmeras é fixa, mas existem três capazes de se mover em 360 graus. Naquele bairro o enfrentamento de traficantes está levando medo à comunidade de forma especial, pois o fenômeno ocorre em vários outros pontos da cidade. Agora é só aguardar para verificar durante quanto tempo a plataforma vai funcionar.


Tráfico


Cem quilos de maconha foram apreendidos durante a madrugada de ontem, na RS-040 em Viamão, na Região Metropolitana. Policiais militares desconfiaram da movimentação de dois veículos e realizou a abordagem. A droga estava em um Palio branco. Os ocupantes do outro carro tentaram fugir, mas também foram rendidos. No total, cinco pessoas acabaram presas.


Crime e castigo


Um bandido, identificado como Roberson da Silva Ribeiro, 26 anos, morreu em confronto com a Brigada Militar em Ipê, na Serra. Ele e outro homem tentavam assaltar um restaurante as margens da RS-122, na noite de terça-feira, quando foram abordados. Houve troca de tiros. O comparsa de Silva fugiu.


PM baleado

Um soldado do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar foi baleado em assalto na Zona Leste de Porto Alegre. Ele estava de moto e foi abordado por dois homens em outra moto na esquina da avenida Saturnino de Brito com a rua Souza Lobo, Vila Jardim. O soldado foi atingido com um tiro em uma das pernas. A dupla fugiu sem levar a moto.


Ataques zerados


A Brigada Militar garante ter reduzido a zero o número de assaltos a ônibus após início de operações em coletivos há quase uma semana.


Candidatos na Asdep


O candidato ao governo do Estado, Vieira da Cunha, e o candidato ao Senado, Lasier Martins, ambos do PDT, estarão amanhã, às 19h, na sede da Asdep (Associação dos Delegados de Polícia do RS) para uma rodada de conversas com a categoria acerca de assuntos relacionados à segurança pública.

Postar um comentário