SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

RIO GRANDE VIOLENTO



ZH 28 de julho de 2014 | N° 17873


PORTO ALEGRE - Vítima reage e mata ladrão na Sertório

A tentativa de roubo do carro de um policial militar da reserva, pouco depois das 23h de sábado, na Avenida Sertório, em Porto Alegre, terminou com o assaltante morto com um tiro no peito. Até ontem à noite, o jovem não havia sido identificado. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38. Segundo o delegado João Paulo de Abreu, o objetivo do assaltante era levar o Azera do tenente. Ao ser abordada, a vítima pegou uma pistola .40 que estava sob o banco do motorista e atirou.


PORTO ALEGRE - Churrascaria é palco de acerto de contas

Por volta das 13h de ontem, um restaurante foi cenário de um acerto de contas entre traficantes do bairro Restinga, na Capital. Tiago Teixeira Paixão, 36 anos, foi executado com seis tiros de revólver calibre 38, diante de olhares de clientes de uma churrascaria. Os dois homens que o atacaram fugiram. Segundo a polícia, Paixão fora comprar churrasco para levar. Os suspeitos estariam de saída. Segundo a investigação, a vítima seria gerente do tráfico de uma gangue.


GRAVATAÍ - Jovem de 19 anos é assassinada

Alessandra Machado Gonçalves, 19 anos, foi assassinada pelo companheiro Élsion Jair Nunes, 37 anos, por volta das 10h de ontem, em Gravataí. Após matar a jovem, Nunes tentou suicídio. Socorrido, até a noite de ontem ele permanecia internado em estado grave no Hospital Dom João Becker. Conforme a polícia, o homem atirou contra a cabeça da companheira e, em seguida, contra a própria cabeça. Os dois estavam juntos havia seis meses.


SANTA MARIA. Desavença seria motivo de execução

Uma desavença é apontada como o possível motivo do 38º homicídio do ano em Santa Maria. Robert Rodrigues Martins, 28 anos, foi executado com um tiro por volta das 15h de sábado. O crime ocorreu em frente à casa da vítima, na Rua Marista C, na Vila Pôr do Sol, bairro Nova Santa Marta. Segundo relato de uma testemunha de 21 anos, a vítima foi abordada por dois homens que conhecia. Um deles atirou, e ambos fugiram em direção ao interior da vila.


TRÊS PASSOS. Polícia investiga homicídio

Um jovem de 19 anos foi morto na tarde de sábado em Três Passos, na região noroeste do Estado. O crime aconteceu por volta das 17h, na Rua José Luis Ruhden, no bairro Frei Olímpio. Cristiano Eugênio Costa da Silva foi atingido por um tiro na cabeça. De acordo com a Brigada Militar, a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento.

O autor do disparo fugiu e, até a noite de ontem, não havia sido localizado pela polícia.
Postar um comentário