SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

VÍTIMA REAGE E PRENDE BANDIDO QUE É BALEADO EM TENTATIVA DE RESGATE

DIÁRIO GAÚCHO 10/07/2014 | 18h09

Bandidos tentam roubar carro na Zona Sul de Porto Alegre e atiram em comparsa. Controlado por moradores do Bairro Nonoai, suspeito foi baleado pelos amigos que tentavam regatá-lo antes da chegada da Brigada Militar


Eduardo Torres


Um roubo de veículo frustrado na Rua dos Apóstolos, Bairro Nonoai, na Zona Sul de Porto Alegre, terminou com um dos suspeitos baleado no peito e em uma das pernas por volta das 15h desta quinta-feira. Os atiradores foram os seus próprios comparsas, na tentativa de resgatá-lo antes da Brigada Militar chegar ao local.

Bruno Talayer Silva, 18 anos, segue internado no HPS, onde será submetido a uma cirurgia.

Os três assaltantes, em um Fox preto, teriam surpreendido um dos moradores, que chegava em casa no seu Megane, com o filho adolescente. Abordado por Bruno, que estava com um revólver calibre 38, o morador reagiu e o controlou enquanto os outros dois fugiam.

Com a ajuda dos vizinhos, o morador teria amarrado as mãos do assaltante e aguardado a chegada da polícia, mas os bandidos voltaram antes e chegaram à rua atirando. Atingiram o comparsa. Ele foi puxado para dentro do carro.

Na Rua Otávio de Souza, o trio abandonou o Fox e roubou um Fit, O carro foi abandonado, com o homem ferido, no Pronto-Atendimento da Vila Cruzeiro. Os comparsas fugiram a pé.

Índiciado por roubo, Bruno é mantido custodiado no hospital. O revólver que ele usava no crime foi apreendido. Nenhum disparo foi feito por essa arma.


DIÁRIO GAÚCHO

Postar um comentário