SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

800 ASSASSINATOS NO ANO


DIÁRIO GAÚCHO 04/08/2014 | 07h02

Região Metropolitana supera os 800 assassinatos no ano. Este ano, a média é de três assassinatos a cada dois dias na Capital

Cristiane Bazilio


A morte de um homem no final da noite de sábado, na Zona Sul da Capital, bateu a marca de 800 assassinatos este ano, segundo levantamento do Diário Gaúcho, que computa dados das 19 principais cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. No mesmo período do ano passado, esse número era de 619 mortes. Só na Capital, este ano, a média é de quase três assassinatos a cada dois dias. Somando-se as demais cidades, o número sobe para 3,72 mortes a cada 24 horas.

Eder Costa Souza Júnior foi encontrado por volta das 22h de sábado, em um acesso da Vila No Limite, entre os bairros Glória e Teresópolis, na Zona Sul da Capital. Segundo a polícia, Eder tinha extensa ficha criminal e teria sido perseguido por três pessoas que estavam a pé e dispararam pelo menos cinco tiros contra ele. Atingido fatalmente por um tiro na artéria femoral esquerda, a vítima chegou a correr, mas caiu morta em uma viela.

Conforme a investigação policial, Eder estava em liberdade condicional e as acusações mais recentes contra ele eram sobre o tráfico. Uma das hipóteses trabalhadas pela polícia é de que a execução tenha sido em razão de uma possível dívida com fornecedores de drogas. Outra estaria relacionada à disputa de quadrilhas locais por pontos de venda na Vila No Limite. O caso será investigado pela 4ª DHPP da Capital.

Guri de 14 anos leva 12 tiros

Às 20h de domingo, outro crime chocou moradores da Zona Sul e elevou a contagem para 801 assassinatos. No Rua Santos do Beco dos Carroceiros, Bairro Campo Novo, um guri de 14 anos levou pelo menos 12 tiros. Quando a Brigada chegou, crianças recolhiam estojos deflagrados do chão. Testemunhas disseram que foram cerca de 20 disparos.

Identificado como Taylor Machado, o rapaz tinha passagem por tráfico. Minutos depois, dois homens foram presos com duas pistolas na Vila dos Sargentos. A polícia disse haver indícios de que sejam os matadores.


DIÁRIO GAÚCHO
Postar um comentário