SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 31 de agosto de 2014

ASSALTANTE MORRE AO ATACAR PM À PAISANA



DIÁRIO GAÚCHO 29/08/2014 | 23h28

PM à paisana reage a roubo e mata assaltante em Porto Alegre. Dupla abordou o policial para roubar sua motocicleta



Um policial militar reagiu a uma tentativa de roubo e matou um assaltante na noite desta sexta-feira, no bairro Partenon, em Porto Alegre. Conforme a Brigada Militar, dois homens que estavam em uma motocicleta abordaram o PM por volta das 20h, na Avenida Bento Gonçalves.

Um deles teria apontado uma arma para o policial, que estava à paisana, e anunciado o assalto. Segundo a polícia, eles ordenaram que o PM entregasse sua motocicleta.

O policial reagiu, e atirou no homem que estava armado. De acordo com a BM, ele não resistiu ao ferimento e morreu no local. O outro assaltante conseguiu fugir.



ZH 01 de setembro de 2014 | N° 17909

BRUNA SCIREA

CRIME NA PADARIA. Mulher de 77 anos reage a assalto e mata jovem em São Lourenço

PROPRIETÁRIA USOU REVÓLVER calibre .38 para disparar dois tiros contra o criminoso de 24 anos, que pretendia levar o dinheiro do caixa do estabelecimento, por volta das 21h30min de sábado



Uma tentativa de assalto terminou com morte em São Lourenço do Sul, no sul do Estado na noite de sábado. Ao ser ameaçada por um criminoso que pretendia levar o dinheiro do caixa de seu estabelecimento, Renilda Devantier, de 77 anos, sacou uma arma e o matou.

O caso ocorreu por volta das 21h30min, no bairro Navegantes. O criminoso invadiu a Padaria da Vovó, anunciou o assalto e foi surpreendido pela reação da idosa, que sacou um revólver calibre .38.

De acordo com a delegada de Canguçu, Paula Garcia, que responde interinamente pela delegacia de São Lourenço, dois tiros foram disparados enquanto o jovem tentava se aproximar do caixa do estabelecimento. Uma bala atingiu o pescoço de Jonathan Silveira Ferreira, 24 anos, e outra raspou o braço. O rapaz, que também estava armado, morreu no local.

Conforme a delegada, Jonathan não tinha antecedentes, mas, segundo informações preliminares da investigação, seria usuário de drogas. Depois de atirar, Renilda entrou em estado de choque e teve de ser encaminhada para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia, no município, onde passou a noite. Conforme a polícia, ela tem problemas cardíacos e teve de ser medicada. Ela voltou para casa na manhã de domingo.

Figura conhecida na pequena cidade, a proprietária da padaria vinha sofrendo seguidas tentativas de assalto, segundo relatos de vizinhos. Em uma das vezes, criminosos teriam inclusive tentado afogá-la em um vaso sanitário.

Na manhã de ontem, agentes do Instituto-Geral de Perícias estiveram no local. Um inquérito será instaurado para investigar o caso. A polícia também investiga a procedência da arma.

Caso a polícia confirme que a idosa atuou sob legítima defesa, Renilda poderá ficar isenta de punições, salvo em caso de ter havido algum excesso.

O caso lembra um outro episódio ocorrido em Caxias do Sul, em 2012, quando uma idosa de 87 anos matou um homem que invadiu o seu apartamento.


Postar um comentário