SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O SETE NA SEGURANÇA



O SUL Porto Alegre, Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014.


WANDERLEY SOARES


Quando tudo parece embaraçado, um toque cabalístico mal não faz

Para desviar um pouco da aridez do meu cotidiano e abrir as nuvens que contornam a minha torre, veiculo o trecho de um artigo do magistrado Eliezer Rosa, intitulado "O policial", que me foi enviado pelo delegado José Francisco Mallmann, aposentado da Polícia Federal e ex-secretário da Segurança Pública do RS, o homem da lei seca e que agora é candidato a deputado estadual. Escreveu Eliezer, que é conhecido como o "Juiz do Bem":

"... Ele [o policial] deve ser, por definição, um homem seguro e tranquilo para agir com segurança e, assim, obter a tranquilidade e a segurança públicas. Não é ser 007, é ser 777, isto é, as três perfeições - perfeição no pensar, perfeição no falar e perfeição no agir, já que o 7 é o número da perfeição". 

Eis um bom jogo de palavras unido ao 7 cabalístico, em uma projeção de ideias sempre válidas quando dirigidas à tão maltratada política da segurança dos cidadãos.

Escola

Retomadas as aulas na Escola Estadual Guarani, em Canoas, houve o furto da merenda e parte da rede elétrica foi danificada. Os alunos estão acomodados em um auditório da instituição e em salas improvisadas porque o colégio permanece sem luz. É isso aí: tudo começa na escola.

Falsários

Um casal foi preso em Osório, Litoral Norte, por repassar notas falsas no comércio da região. Na casa da jovem Bruna Freitas dos Santos, 24 anos, e de André Henrique dos Santos, 38 anos, em Cidreira, os policiais encontraram notas falsas e verdadeiras de cem reais.

Oração aos moços

Promovida pelo OAB/RS (Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do RS) e Iargs (Instituto dos Advogados do RS) será realizada hoje, às 19h, a palestra de Paulo Brossard de Souza Pinto sobre "Oração aos moços", de Rui Barbosa. Serão debatedores os magistrados aposentados Ruy Rosado de Aguiar Junior, Silvino Joaquim Lopes Neto e o médico Juarez Cruz. O evento, com entrada franca, ocorrerá na sede da OAB/RS na rua Washington Luiz, 1110, em Porto Alegre.

Decisões do Piratini

Deu no Diário Oficial do Estado: ... "o sargento Robledo de Souza foi colocado à disposição da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social".


Postar um comentário