SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

PERÍCIAS E PROMESSAS



O SUL Porto Alegre, Terça-feira, 19 de Agosto de 2014.


WANDERLEY SOARES


Todos os braços da segurança pública sonham com 2015


O IGP (Instituto-Geral de Perícias do RS) está com 7 mil perícias atrasadas ou que deixaram de ser realizadas por falta de profissionais especializados. Os trabalhos pendentes se referem a 12 sessões que emitem laudos, sendo os de balística responsáveis por participar da elucidação de crimes como homicídios e latrocínios. Exatamente é esta a área mais afetada pelas mudanças provisórias no órgão, que está dividido em diferentes prédios. Ligada a outros problemas, a defasagem de funcionários é o fator de maior gravidade na morosidade dos trabalhos do IGP que é um dos braços da Segurança Pública e que presta serviços, inclusive, para o Ministério Público. Um dos crimes que mais cresceu e também com perícias atrasadas é o cibernético. Como acontece na Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) o IGP é ornado por promessas de que em 2015 tudo será diferente. Tudo seria mais fácil se a bandidagem também transferisse suas ações para o próximo ano.


Reforço


Porto Alegre recebeu, ontem, 200 novos PMs (policiais militares), 150 procedentes do interior do Estado e 50 saídos de funções administrativas da Capital. A Brigada Militar atuará, a partir de hoje, com 3 mil profissionais no policiamento ostensivo da cidade. Até ontem, portanto, o efetivo era de 2,8 mil PMs.


Execução


Um homem de 39 anos foi executado, na madrugada de domingo, no bairro Nossa Chácara, em Gravataí. De acordo com informações da Brigada Militar, Alexandre Oliveira Bergental foi alvejado quando chegava em casa na companhia da mulher. Relatou a esposa da vítima que dois homens chegaram a pé, efetuaram os disparos e fugiram.


Tráfico (1)


O Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) prendeu um homem de 27 anos apontado como um dos maiores traficantes de drogas sintéticas de Porto Alegre em uma operação coordenada pelo delegado Cleomar Marangoni. Os policiais apreenderam 102 gramas de MDMA (metilenodioximetanfetamina), que é um produto para fazer comprimidos de ecstasy, um quilo de maconha e um carro Celta. A prisão ocorreu na madrugada de sábado, na Zona Norte. O traficante retornava de uma viagem à Florianópolis (SC). "A quantidade do material apreendido é suficiente para a produção de cerca de 3,5 mil comprimidos de ecstasy e também pode ser vendido puro em festas de música eletrônica por até R$ 400 o grama", contou Marangoni.


Tráfico (2)



Uma operação da Força Tática do 19 BPM apreendeu 2 mil pedras de crack em uma casa na rua Menina Alvira Dois, em Porto Alegre, na noite de domingo. Um homem de 49 anos foi preso. Também foram apreendidos três tijolos médios de pasta base de cocaína e duas balanças de precisão.


Comando


O 9 BPM, uma das principais unidades da Brigada Militar, tinha no comando o major André Luis Nickele Córdova que, promovido a tenente-coronel, vai para o Estado Maior. No dia 14 deste mês, Córdova passou o posto para o major Francisco Lannes Vieira, cuja promoção a tenente-coronel é dada como garantida, embora haja majores mais antigos que disputam o galardão.
Postar um comentário