SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PM FLAGRA TRIO DE ASSALTANTES DE CARRO E ATINGE UM DELES

Do G1 RS 04/08/2014 17h29

Suspeito é baleado por PM após assalto a motorista em Porto Alegre. Trio foi surpreendido por PMs depois de atacar mulher no bairro Petrópolis. Segundo BM, região tem pelo menos um roubo de veículo a cada 2 dias.


Polícia apreendeu arma com os suspeitos que
atacaram motorista (Foto: Divulgação/Brigada Militar)

Uma tentativa de roubo a uma motorista terminou com um suspeito baleado na tarde desta segunda-feira (4), no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, a ação ocorreu depois de PMs flagrarem o momento em que três jovens atacavam a mulher. A motorista e os policiais saíram ilesos.

O suspeito ferido, de 19 anos, foi atingido por um disparo na perna esquerda, quando se preparava para entrar no carro que era alvo do roubo. A motorista, conforme a BM, já estava fora do veículo no momento em que o tiro foi efetuado. Apesar de estarem armados, os três criminosos se entregaram e não reagiram.

Segundo o comandante do 11º Batalhão de Policiamento Militar (11º BPM), responsável pela área, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues, a incidência de roubos a veículos no bairro Petrópolis teve queda de 20% em 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado, mas ainda preocupa: a cada dois dias, pelo menos um carro é roubado na região.

"Estamos com uma estratégia de enfrentamento a roubo de carros: Com policiamento em horários de maior incidência. Mas é difícil acontecer um flagrante como o de hoje. Geralmente acontece depois. Ou pegamos antes”, disse Rodrigues ao G1.

De acordo com o coronel, os três jovens presos nesta segunda já tinham antecedentes por roubos de carros. Conforme a Brigada Militar, cerca de 80% dos presos pelo crime são reincidentes. "De cada 10, oito são 'velhos clientes'. Ganham liberdade com muito facilidade. Creio que a legislação branda leva os juízes a soltá-los. Hoje, por exemplo, vimos no bairro Petrópolis um cidadão que prendemos no sábado", afirmou o coronel Rodrigues.
Postar um comentário