SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

SITE COLABORATIVO PARA ROUBOS

TV GLOBO, JORNAL HOJE Edição do dia 26/08/2014


Site colaborativo apresenta locais onde internautas foram roubados. Página identifica pontos onde há roubos e furtos em todo o Brasil. Internauta dá detalhes de como aconteceu o crime e indica o local.





Ajudar o cidadão a se defender da ação de assaltantes em mais de 500 cidades de todo o Brasil. Essa é a função da página na internet ‘Onde Fui Roubado’ (Consulte o mapa da sua cidade aqui). Para auxiliar os brasileiros a identificar pontos onde há roubos e furtos, três estudantes baianos criaram o site, que funciona como um boletim de ocorrência virtual. O internauta dá detalhes de como aconteceu o crime e indica o local.

Segundo o site, que já tem 567 cidades brasileiras cadastradas, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro são as capitais onde há mais roubos. Em sete cidades, o telefone celular é o objeto mais roubado. No Rio, corresponde a 73%.

O internauta que quiser dar sua colaboração pode ficar tranquilo: a denúncia é totalmente anônima. Para registrar o roubo é preciso preencher um formulário com informações sobre o acontecido como local, data, horário, objetos que foram levados e seu sexo.

De acordo com os responsáveis pelo site, ajudar a mapear o perfil dos crimes é uma ação que pode trazer uma série de benefícios, inclusive chamar atenção das autoridades responsáveis pela segurança a usar as informações no trabalho de combate e prevenção.


http://www.ondefuiroubado.com.br/
Postar um comentário