SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

UM CIRCULO DE FOGO


O SUL Porto Alegre, Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014.



Os contatos dos segmentos da bandidagem são inevitáveis e crescentes


Os assaltos a banco, principalmente os que visam a caixas eletrônicos, alguns praticados com extrema violência, por ora, têm a tendência de, no mínimo, manter uma incidência média, mas sempre com o risco de crescimento que pode até assustar. Nada disso é por acaso. Afinal, o banco não tem maior preocupação com a segurança desses equipamentos e jogam a responsabilidade para o Estado que, por sua vez, sabidamente, reduzem seus efetivos na proporção inversa do crescimento do crime organizado. Na mesma moldura, há uma legislação frágil e um sistema penitenciário a cair aos pedaços. Um detalhe da maior gravidade é o de que o dinheiro roubado dos bancos tem inevitável influência no tráfico tanto de drogas como de armas. Tudo isso forma um círculo de fogo e de muito dinheiro.


Assalto (1)


Quatro homens arrombaram um caixa eletrônico da Caixa Federal instalado dentro na Secretaria de Infraestrutura, em Rio Grande. Dois guardas municipais foram rendidos. Os homens ficaram escondidos dentro de tubos de concreto antes de anunciar o assalto ocorrido na madrugada de ontem. O bando era de bandidos profissionais bem equipados: usava coletes balísticos, toucas ninja e luvas. As câmeras de segurança do local, não se sabe por qual motivo, não estavam funcionando. Em casos como esse é notável o despreparo de guardas quando se deparam com bandos organizados. Sobre as câmeras, são muito comuns os casos em que apenas se constituem em alegoria psicológica.


Assalto (2)


Pelo menos oito homens assaltaram, no fim da manhã de ontem, o Banrisul de Amaral Ferrador, Região Sul do Estado. Três deles estavam com metralhadoras. Os bandidos ficaram pouco menos de meia hora na agência e pegaram dinheiro do cofre e dos terminais. Eles fugiram com cinco reféns, sendo dois funcionários, dois seguranças e um cliente. Os dois carros usados pelos bandidos, um Ford Ka de um funcionário e uma Ecosport foram abandonados. Os reféns foram liberados sem ferimentos.


Assalto (3)


Em Porto Alegre, ontem, foi assaltada uma agência do Santander localizada no bairro Chácara das Pedras.


Legislação flácida


Na madrugada de ontem, adolescentes montaram uma barricada na BR-448 em Canoas, para tentar assaltar motoristas que passavam pelo local no quilômetro 11. Eles jogaram pedras na rodovia e colocaram fogo em pneus no sentido de Canoas - Porto Alegre. Dois caminhões e um Fiat Uno foram atingidos por pedras. Não houve feridos. Os motoristas avisaram a Polícia Rodoviária Federal que conseguiu prender um dos criminosos. Todos têm menos de 18 anos. O adolescente preso tem 14 anos. Isso quer dizer se trata de uma quadrilha que tem muito para rodar sob a proteção de nossa flácida legislação.


Lei Bernardo


O Grupo de Estudos de Direito de Família do Iargs (Instituto dos Advogados do RS) promoverá na terça-feira, sob a coordenação de Helena Raya Ibañez, a palestra da advogada Liane Bestetti com o tema "A lei Bernardo e os reflexos no direito de Família". O evento será realizado das 12h às 13h30min, na sede da entidade na Travessa Engenheiro Acelino de Carvalho, 21.
Postar um comentário