SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ASSASSINATOS NO RS

O SUL. Porto Alegre, Domingo, 14 de Setembro de 2014.



WANDERLEY SOARES




Santiago


O dono de um bar foi morto com tiro no peito, na noite de sexta-feira, em Santiago, no Centro do RS. Testemunhas disseram à polícia que Pedro de Oliveira, 52 anos, não quis vender cerveja para um cliente porque os dois tinham uma antiga desavença. O cliente estava embriagado, se irritou, baleou o comerciante e fugiu. Essas misturas de bebida com arma e carro quase sempre terminam em tragédia.


Pelotas


Duas pessoas morreram e outras três foram baleadas, em Pelotas, em três casos diferentes. Douglas Robus Cadaval de 24 anos foi morto a tiros por homens que fugiram a pé. Já Paulo Nerci Reicham de 70 anos, morreu após ser atingido por disparos quando chegava em casa, no bairro Fragata. E durante a madrugada, duas mulheres e um homem foram baleados em um bar na praça Aratiba, na praia do Laranjal. Segundo a polícia, dois homens em uma moto passaram atirando e atingiram o trio.


Parricídio


Um adolescente de 15 anos matou o pai na noite de sexta-feira em Vacaria. O crime ocorreu quando a vítima de 43 anos dormia ao lado da esposa. O adolescente não tinha registros de atos infracionais e cursa a oitava série. De acordo com o delegado Anderson Silveira de Lima, a suspeita é de que o jovem tenha distúrbios mentais. O delegado relatou que o rapaz não demonstrou arrependimento.


Fim de semana


Até o fim da tarde de ontem, o fim de semana já registrava seis assassinatos no Estado.
Postar um comentário