SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A SEGURANÇA EM ALVORADA

O SUL Porto Alegre, Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014.



WANDERLEY SOARES


Solenidade marcou novo quadro do policiamento ostensivo


O governo do Estado confirmou, na manhã de ontem, por feliz casualidade na última semana antes das eleições, em Alvorada, a instalação de 11 núcleos de Polícia Comunitária. Durante a solenidade, o governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, entregou 11 viaturas que atuarão no policiamento comunitário de 32 bairros e equipamentos. Para operar na segurança dos 175 mil habitantes, 44 policiais foram treinados para estas atividades. O investimento nos veículos Palio Essence 1.6 e coletes, pistolas, rádios portáteis e algemas é de R$ 1 milhão. Dentro desta moldura, o grande mistério na pasta da Segurança é o de que novos serviços são instalados sem que haja aumento de efetivo nas organizações policiais. Diante destas pinturas, sigam-me


Grades


Como mero observador e humilde marquês, aponto aqui da minha torre como permanentemente bem-vindas iniciativas que compreendem reforços, reposições, mutirões, transposições da Capital para o interior e do interior para Porto Alegre de efetivos e equipamentos na área da segurança pública, aconteça isso em vésperas de eleições ou não. No entanto, registro que espero a chegada da era em que tais providências sejam apenas rotineiras no sentido de sustentar, em perspectiva crescente, a maioridade da política da segurança pública. Enquanto houver a necessidade de ritual festivo para a entrega de 11 viaturas para 32 bairros em paralelo ao crescimento dos índices de criminalidade nas principais cidades do RS e que respinga nos menores municípios sinto que novas grades deverão ser providenciadas nas janelas dos cidadãos comuns, entre eles, eu


Meninos


Um adolescente de 12 anos baleou acidentalmente um colega de 11 anos com um tiro. A tragédia ocorreu em Sapucaia do Sul na tarde de segunda-feira, no bairro Carioca, na frente da casa de um dos guris. O menino baleado no tórax morreu no Hospital São Camilo. A arma não foi encontrada, o que indica, em princípio, que algum adulto a escondeu.


Pneus


A falta de efetivo no policiamento ostensivo no Estado, especialmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana, entusiasma a bandidagem a diversificar suas atividades. Uma das ondas do momento é o furto de pneus de carros estacionados em áreas próximas de bares e restaurantes. As ações são rápidas e silenciosas.
Postar um comentário